Governo expõe políticas de recursos humanos

Secretária Maria Marta Lunardon vai fazer a abertura oficial de um congresso que começa amanhã (29) e termina sexta-feira ( 1º) em Londrina
28/09/2004 - 00:00
As políticas direcionadas ao funcionalismo público e de gestão de pessoal, adotadas pelo Governo do Paraná, serão destaque no V Congresso Norte Paranaense de Recursos Humanos (CONOPARH), que começa amanhã (29) e termina sexta-feira (1º) em Londrina. A abertura oficial, às 19h30, será feita pela secretária da Administração e da Previdência (Seap), Maria Marta Lunardon. Na sexta-feira, às 10 horas, a diretora de recursos humanos da Seap, Sônia Schober, vai apresentar os programas do Governo na área. Sônia participará de uma mesa-redonda, com o tema “Trocando Experiências em Gestão de Recursos Humanos no Setor Público”. O debate contará com a presença de técnicos de RH da Prefeitura de Londrina e do Governo Federal. Ações - A diretora da Seap vai mostrar aos integrantes da mesa e ao público participante medidas como o RH Paraná, o Programa de Desenvolvimento de Competências, o Ação de Inserção do Adolescente, a Central de Estágio, o Projeto Gente, o Casa Própria do Servidor, entre outras ações voltadas a cerca de 450 mil pessoas, entre funcionários da ativa, inativos e seus dependentes. Para Maria Marta e Sônia Schober, a participação da secretaria na abertura do congresso e num dos debates do evento é o reconhecimento de que o Estado trilha o caminho certo na gestão de seu pessoal. Políticas mais complexas - Sônia destaca que, no poder público, as políticas de recursos humanos são bastante complexas e diferenciadas das medidas numa empresa privada. Ocorre que o Estado tem sob sua responsabilidade a gestão de pessoal nos mais diversos tipos de atividade e contratados por diferentes regimes trabalhistas. Por exemplo: servidores estatutários de secretarias e autarquias têm contrato de trabalho distinto de funcionários de estatais ou de outras instituições do poder público que admitem pessoal pela CLT. Isso implica benefícios e vantagens próprios para esses grupos – e, por tabela, exige do “patrão” políticas específicas para cada um deles. Novos conhecimentos - A Seap vai participar do congresso não só com a missão de expor seu trabalho. Vai com o intuito de trazer novos conhecimentos também. A secretaria levará 25 profissionais de recursos humanos, lotados em secretarias, universidades estaduais e outras instituições do Governo do Estado, para acompanhar as palestras e os debates do encontro. O congresso é organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) no Paraná (regional Norte). O evento será no Crystal Palace Hotel. Informações pelo telefone da ABRH: (43) 3324-1144. Box: Visita ao Iapar é mais um passo da “interiorização” da secretaria A secretária da Administração e da Previdência (Seap), Maria Marta Lunardon, vai aproveitar a ida a Londrina, para o Congresso Norte Paranaense de Recursos Humanos, para colocar em prática mais uma etapa do processo de “interiorização” da secretaria. Na tarde de amanhã (29), Maria Marta visita o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). A secretária vai conhecer de perto os programas e as pesquisas desenvolvidas pelo órgão; conversar com a direção do instituto e com servidores que trabalham no local. Antes, Maria Marta se reúne com a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Lygia Pupatto. Para breve, segundo a secretária, há duas viagens a serem feitas – resta a confirmação da data. Uma é para Ponta Grossa e outra para Cascavel. Além de percorrer as universidades, a ida às duas cidades vai incluir a passagem por outros órgãos do Governo Estadual. O objetivo da “interiorização” é o de aproximar a Secretaria da Administração dos funcionários públicos que trabalham fora da capital paranaense. Ao contrário de outras secretarias (Saúde, Agricultura, Transportes, Fazenda, entre outras), a de Administração não dispõe de núcleos regionais – a exceção é um centro administrativo em Cascavel.