Com o compromisso de implantar novamente a Universidade Popular do Trabalho (UTP), o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, visitou as instalações da antiga Cerâmica Iguaçu, na cidade de Campo Largo. O local é um dos espaços cogitados para receber a instituição, que vai promover a formação de quadros dirigentes dos movimentos populares e sindicais, além da qualificação profissional de trabalhadores.
“A reimplantação da UPT é um compromisso que o governador Roberto Requião assumiu com o movimento sindical e popular paranaense, e nós estamos com a responsabilidade de viabilizar essa promessa”, afirma o secretário. “O prefeito de Campo Largo, Edson Basso, ofereceu o imóvel para cessão ao Estado, o que já é um grande atrativo”, comentou Nelson Garcia.
Ele ainda observa as condições e a localização do imóvel. “O imóvel está numa região com hotéis e restaurantes, em uma área de expansão da cidade de Campo Largo e, ainda por cima, a 200 metros da BR 277”, analisa o secretário.
Depois da visita ao local, Nelson Garcia reuniu-se com o prefeito Edson Basso. O secretário expôs sua impressão sobre o imóvel e reforçou o compromisso de levar adiante o processo de reinstalar a Universidade. “Vou levar a situação para o governador e trabalhar para que a UPT volte a funcionar no Paraná”, garantiu.
A Universidade - A Universidade Popular do Trabalho (UPT) foi fundada no Paraná em 1989 e extinta em 1995, durante o governo Jaime Lerner, quando já se chamava Universidade Livre do Trabalho. O projeto da UPT propõe a criação de um espaço, entre outras características, laico, gratuito, apartidário e com autonomia administrativa e didático-pedagógica, que abrigará cursos, seminários, fóruns, congressos, conferências, encontros e eventos culturais.
Esses cursos promoverão desde a capacitação de agentes públicos até a qualificação profissional de trabalhadores e de dirigentes dos movimentos populares e sindicais. A estrutura pensada para a nova UPT inclui espaços para salas de aula, auditório, alojamento, restaurante, biblioteca, sala de TV, Laboratório de Informática, Salas para secretaria de eventos, transporte, entre outros.
Garcia realizou a visita a Campo Largo acompanhado do coordenador estadual do Seguro-Desemprego na Secretaria e responsável pelo projeto de refundação da UPT, Laércio Soutto Maior, do presidente do Conselho Estadual do Trabalho (CET), Carlos Zimmer, do coordenador estadual do Sistema Público de Emprego, Messias da Silva, do membro do CET, Newton de Oliveira e também do vereador de Campo Largo, Marcelo Puppi. Na prefeitura, também participaram da reunião o secretário municipal de Promoção Social Emprego e Trabalho, Paulo Sabim, e do assessor do prefeito, Ari Stroparo.
Governo estuda local para implantar a Universidade Popular do Trabalho
A antiga Cerâmica Iguaçu, em Campo Largo, é uma das alternativas de localização da instituição, que vai oferecer capacitação e qualificação profissional a agentes públicos e trabalhadores
Publicação
14/09/2007 - 10:30
14/09/2007 - 10:30
Editoria