Governo estadual e servidores vão elaborar plano de saúde ocupacional

O plano vai consolidar pontos sobre os quais o governo vem trabalhando há dois; na sequência, a proposta será levada ao governador Orlando Pessuti
Publicação
11/05/2010 - 16:50
Editoria
A Secretaria da Administração e da Previdência e o Fórum de Servidores Estaduais vão, em conjunto, elaborar um plano de saúde ocupacional específico para os trabalhadores do serviço público estadual. Nesta terça-feira (11), a secretária Maria Marta Lunardon e integrantes do Fórum (constituído pelos sindicatos das diversas categorias do funcionalismo) se reuniram no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
A proposta de elaboração conjunta foi apresentada por Maria Marta e aprovada pelos representantes do Fórum. A secretária explicou que um estudo que vem sendo feito pelo governo há mais ou menos dois anos vai ao encontro, em muitos pontos, de um projeto sugerido pelo Fórum, o qual Maria Marta analisou nos últimos dias.
“Embora tenham nomes diferentes – a proposta do Fórum se chama Política de Atendimento Integral à Saúde e a nossa Plano Diretor de Saúde Ocupacional – os projetos, no mérito, em sua filosofia, são coincidentes. Então, poderemos tentar fazer um 'mix' e, a partir dos dois, tirar uma única minuta”, disse a secretária.
Depois de elaborada essa proposta única, observou Maria Marta, o plano será levado ao governador Orlando Pessuti, para avaliação. Os integrantes do Fórum de Servidores afirmaram preferir que o plano seja instituído por lei, para garantir sua aplicação contínua. “Faremos, então, um primeiro projeto e apresentaremos ao governador”, concluiu a secretária.
SAS – A reunião desta terça-feira serviu também para os sindicalistas do Fórum dos Servidores tirarem dúvidas sobre o Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do funcionalismo. O médico Eduardo Mischiatti, diretor do Departamento de Assistência à Saúde (DAS) da Seap, fez uma apresentação do histórico do sistema e uma comparação com as modalidades de planos de saúde existentes.
O encontro fez parte de um cronograma de debates estabelecido, em março último, entre o Governo do Paraná e o Fórum. Foram montadas comissões específicas, por assunto. Já houve debates entre os grupos que discutem despesas com pessoal e outras questões financeiras e de transparência da administração pública. A reunião desta terça foi a do grupo de assistência à saúde.

GALERIA DE IMAGENS