O Governo do Estado está destinando 16 mil telhas para o atendimento emergencial dos desabrigados pelo temporal de granizo ocorrido em União da Vitória, Região Sul do Esatdo, na última quinta-feira (26). O anúncio foi feito pelo governador em exercício Orlando Pessuti, que sobrevoou a região na tarde desta sexta-feira com o prefeito do município, Hussein Bakri, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, e o chefe da Casa Militar, major Anselmo José de Oliveira. Cerca de 5 mil casas foram destelhadas parcial ou totalmente, atingindo 20 mil pessoas - 70% delas carentes.
Pessuti afirmou que irá informar ao governador Roberto Requião a respeito dos danos ocorridos na região e deverá encaminhar o pedido dos prefeitos, que reivindicam ajuda do governo. Prefeitos da região pretendem elaborar um documento a Requião solicitando liberação de mais 100 mil telhas para União da Vitória e outras 5 mil para Paulo Frontin, município vizinho, onde 150 casas foram danificadas.
As lojas de materiais de construção de União da Vitória já não dispõem de telhas para vender. Os municípios vizinhos estão colaborando com o envio de telhas e lona plástica para socorrer os desabrigados. Pedras de granizo de até 800 gramas causaram muita destruição e prejuízos à população. A Prefeitura montou oito postos de cadastramento para pessoas que precisam de telhas. Várias escolas tiveram que cancelar as aulas e faculdades estão sem aula. Muitos veículos que estavam nas ruas também ficaram danificados.
A Defesa Civil fez vários atendimentos durante a madrugada e só encerrou a distribuição de lona plástica por volta de 1 hora da manhã. Segundo a capitã Mänich, foram distribuídas ao todo mais de 100 bobinas de lona plástica doadas pelo Estado e prefeituras. O Simepar alertou para a possibilidade de mais chuva de granizo na região na tarde de sexta-feira. A Defesa Civil recomenda que os moradores verifiquem se a estrutura da residência sofreu abalo. Em caso positivo, devem procurar a comissão municipal da Defesa Civil para as providência necessárias.
Governo envia telhas para socorro emergencial dos desabrigados de União da Vitória
Foram distribuídas mais de 100 bobinas de lona plástica para a população
Publicação
27/02/2004 - 00:00
27/02/2004 - 00:00
Editoria