Além da comunidade, entidades não-governamentais e outras governamentais, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP) também contribuiu para que seja inaugurada hoje (30) a primeira Casa-Lar do Centro de Integração do Asilo São Vicente de Paula, na Rua Barão dos Campos Gerais, 970, no Bairro Juvevê. Durante o dia todo, a partir das 9 horas, serão desenvolvidas várias atividades recreativas e religiosas. A inauguração será após uma missa a ser celebrada pelo arcebispo Dom Pedro Fedalto, às 10h30. A Secretaria forneceu móveis, equipamentos e utensílios domésticos, no valor de R$ 29.128,00.
Os recursos financeiros, segundo o secretário Padre Roque Zimmermann, são originários de convênio com o governo japonês assinado no ano passado no valor total de R$ 165.000,00 – destinados a oito moradias. Serão beneficiados diretamente 349 idosos em seis municípios: Roncador, Alto Paraíso, Londrina, Rio Branco do Sul, Salto do Itararé e Curitiba. Na capital, serão atendidos 116 idosos do Lar dos Idosos Recanto Tarumã, e 147 do Asilo São Vicente de Paulo – Centro de Integração.
No Paraná, a política de assistência social da Secretaria estabelece ação de proteção especial a idosos em situação de risco pessoal e/ou social. Promove o atendimento de suas necessidades básicas, em condições que ofereçam a mesma segurança, bem como a garantia do acesso a todos os recursos sociais da comunidade. Entre estas ações, está priorizada a instalação de casas-lares, condomínios e repúblicas de idosos.
Segundo explica o secretário, a Casa-Lar é uma residência participativa destinada a idosos que vivem sós ou afastados do convívio familiar e com renda insuficiente para sua sobrevivência. Trata-se de uma modalidade de atendimento que rompe com as práticas tutelares e assistencialistas, evitando a institucionalização de idosos com algum tipo de dependência, em situação de abandono, sem família ou impossibilitados de conviver com as mesmas, ou ainda idosos residentes em favelas. As casas são construídas preferencialmente em conjuntos habitacionais regulares, dentro da malha urbana ou rural, ou em locais de grande concentração de pessoas idosas.
Nos municípios do interior, os gestores dos projetos são as prefeituras, responsáveis pela manutenção das casas. Em Londrina são duas casas-lares equipadas para atender doze idosos. Em Salto do Itararé está sendo equipado o Centro de Amparo à Terceira Idade, que atenderá inicialmente 48 idosos. Em Roncador são oito idosos beneficiados, moradores em uma das casas do Lar dos Idosos Cantinho Feliz. Em Rio Branco do Sul são dez idosos em uma Casa-Lar. E em Alto Paraíso o projeto atende oito idosos em uma casa lar.
Governo entrega móveis para casas-lares em asilos
Serão beneficiados diretamente 349 idosos em seis municípios
Publicação
29/03/2005 - 17:40
29/03/2005 - 17:40
Editoria