O governador em exercício Orlando Pessuti e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, entregaram nesta quinta-feira (11) as chaves de 97 casas nos Campos Gerais. Desde 2003, o Governo do Paraná já investiu nesta região perto de R$ 18 milhões em habitação popular para beneficiar cerca de 1.238 famílias. As unidades habitacionais são da modalidade hipoteca e tiveram um investimento de aproximadamente R$ 1,8 milhão entre obras concluídas e ainda em execução.
Durante a entrega das chaves aos novos mutuários, o governador em exercício Orlando Pessuti ressaltou a importância da moradia própria para as famílias. “Esse não é apenas mais um conjunto habitacional. A casa é o símbolo da família, o lar, onde vemos nascer e crescer os filhos com segurança. É um espaço de cidadania. É isso que o Governo do Estado vem fazendo em todos os municípios. Trabalhando para que as pessoas possam ter uma vida melhor e com mais dignidade”, enfatiza.
O novo empreendimento foi batizado pelo presidente da Cohapar de Nossa Senhora das Graças, em razão da denominação do bairro onde está localizado. Greca destacou ainda que até o final do ano a Cohapar vai entregar mais 5.258 moradias, nos 115 empreendimentos que estão sendo concluídos. “Serão milhares de famílias que poderão comemorar o Natal na casa própria”, disse, completando que “o governo Requião passará para a história como o governador que construiu o maior número de moradias populares no Estado”.
Para o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Celso Matos, a execução desta obra só foi possível graças à união de esforços dos governos federal, estadual e municipal. “Essa parceria é modelo para todo país e modelo de construção com custo reduzido”, comentou.
O prefeito de Palmeira, Altamir Sanson, ressaltou a importância desta parceria e dos investimentos do governo no município. “Sem parcerias como esta não seria possível viabilizar moradias para a população que mais precisa”, diz Sanson.
Acompanhando a obra - O presidente da associação de moradores do conjunto Nossa Senhora das Graças, Antonio Elvis Cocheva, disse que estava realizado. “Acompanhei essa obra desde a terraplanagem e vibrei com cada tijolo colocado. Fiscalizamos todo o empreendimento, a compra de material, a contratação dos pedreiros. Neste processo a Cohapar foi uma grande aliada para nos atender em tudo, sempre respondendo prontamente e nos orientando no que fosse preciso”, comemora.
Elvis é funcionário público municipal e casado com Clarice Chicanoski há três anos. Os dois vivem numa pequena casa, construída no terreno dos pais dele desde que casaram. “É uma emoção muito grande ver a obra concluída, e mais ainda, saber que minha casa é uma dessas. Agora já dá para pensar em aumentar a família”.
A professora de artesanato Angelita Maria Havrechaki, de 32 anos, disse que estava encantada com a possibilidade de ter sua casa própria. Ela é casada há oito anos com o montador de pré-moldados Anacleto Rosenei Ferreira dos Santos, com quem tem três filhos. “Se não fosse essa casa, teríamos que mudar porque a casa onde moro está ficando perigosa e pode desabar. A entrega das casas está vindo na hora certa. Nunca perdi a esperança de conseguir minha casa e ela está aqui. Agora tenho a segurança de morar no que é meu”.