Governo entrega 23 moradias em Tamboara

As novas moradias são da modalidade de hipoteca, totalmente financiadas pela Caixa, com um período de 20 anos para quitação.
Publicação
30/05/2010 - 13:30
Editoria
Com investimentos de R$ 601 mil, foi inaugurado neste domingo (30), o conjunto habitacional com 23 unidades, construído pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), no município de Tamboara, no Noroeste do Estado. A entrega das casas foi feita pelo presidente da Companhia, Everaldo Moreno, representando também o governador Pessuti, o prefeito Reinaldo Gimenez Milan, os deputados estaduais, Teruo Kato e Cleiton Kielse, além do gerente regional de Habitação da Caixa Econômica Federal, Paulo Pereira Marinho.
As novas moradias são da modalidade de hipoteca, totalmente financiadas pela Caixa, com um período de 20 anos para quitação. As casas variam de tamanho entre 44 e 63 metros quadrados, optadas conforme o rendimento familiar, onde as prestações não ultrapassam os 20%.
Para o presidente da Cohapar a moradia é um instrumento de estruturação da família. “Ao assumir a Companhia, assumi também o compromisso de concluir as 3.800 casas que estão em andamento em todo o Estado e dar início a muitas outras, para atendermos o maior número possível de famílias, a exemplo do que estamos fazendo aqui, hoje, em Tamboara”, explicou Moreno.
Ele ressaltou ainda que isso está sendo possível porque o governador Pessuti, é uma pessoa sensível e determinada. “Ele não tem medido esforços para que, os recursos necessários sejam viabilizados, dando condições para que os programas habitacionais continuem a ser executados. O governador entende que a moradia constitui o lar e promove a inclusão social, devolve a dignidade, recupera a cidadania e faz com que as pessoas se desenvolvam e cresçam”, reforçou o presidente da Cohapar.
O prefeito de Tamboara , Reinaldo Gimenez, destacou que a parceria entre a Cohapar, a Caixa e a prefeitura, foram fundamentais para que o sonho da casa própria se tornasse realidade para as famílias. “Desde criança todos brincamos, imaginando nossa casa. Com o tempo, essa brincadeira acaba se transformando num sonho maior, que na verdade começou na nossa infância. E hoje estamos tornando realidade o sonho de muitas famílias, graças a essa parceria entre os poderes públicos”, frisou.
O deputados Teruo Kato e Cleiton Kielse, destacaram a importância do trabalho da Cohapar e do governo. “Nós temos a responsabilidade de ir ao encontro das necessidades dos nossos municípios e muito temos realizado graças à determinação deste governo”, disse Teruo. Para Kielse, “a moradia é uma das mais importantes ações deste governo porque estabelece uma irmandade entre todos que se envolvem nesse projeto”.
Conquista- O músico Fábio Marinho Dias, 31 anos, casado com Juliana Martins, 25 anos, manicure, refletiu sobre a importância da casa própria na vida da família. “Essa é um dos momentos mais desejados por um pai de família. Quem de nós não quer dar segurança e conforto para a mulher e os filhos? Muitas vezes esse parece ser um sonho inconquistável. Mas hoje, ao vermos essas casas, temos a certeza que nós tamboarenses, paranaenses e brasileiros, podemos sim, concretizar esse sonho, que aqui está feito de tijolos, telhas”.
A costureira autônoma Maria de Lourdes Scapolan da Silva, 40 anos, casada com o cortador de cana, Claudinei da Silva, 35 anos, fala entusiasmada da mudança. “Desde que começou a obra, eu venho sempre aqui, ficava imaginando como seria o quarto das crianças, a cozinha. Ia sonhando com cada detalhe. Nem acredito que já está tudo acabado e vou, finalmente ter minha casa”.

GALERIA DE IMAGENS