Uma economia de mais de 170% na compra de 80 mil adesivos com a logomarca do Governo do Estado para a identificação dos carros oficiais foi o que a Secretaria da Administração e Previdência conseguiu com uma licitação on-line. A concorrência partiu do preço máximo de R$ 268 mil e o valor final acabou ficando em R$ 64 mil.
Mais de 250 funcionários de várias secretarias e órgãos do governo acompanharam a compra, realizada esta semana pela internet, dentro do sistema de licitação que se chama pregão eletrônico. Um telão mostrou o processo aos participantes do curso de licitações promovido pelo Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado.
Vantagens - “Redução dos preços, agilidade e transparência administrativa são as principais vantagens que a licitação on-line proporciona para o setor público”, explicou o secretário Reinhold Stephanes. O Departamento de Administração de Materiais (Deam) da Secretaria responde pelas operações do sistema.
A exemplo do que ocorre nas licitações convencionais, diz Stephanes, o Deam atua em conjunto com as secretarias e órgãos públicos para realizar as compras pelo pregão eletrônico.
Ao contrário do que ocorre num leilão – em que os interessados em comprar fazem lances de valores cada vez maiores – no pregão cada lance oferece um valor menor para o governo, destaca o diretor do departamento Roberto Dalledone.
“O pregoeiro anuncia o vencedor e confere documentos para habilitá-lo”, comenta. Quando há problemas com a documentação, o segundo colocado pode assumir com o menor preço, e a Seap homologa resultado.