Governo e servidores buscam iniciativas de assistência à saúde

Foi durante reunião realizada terça-feira (4), no Palácio das Araucárias, entre a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, e integrantes do Fórum dos Servidores Estaduais
Publicação
04/05/2010 - 17:50
Editoria
Elaborar iniciativas que garantam menor incidência de problemas de saúde ocupacional – sobretudo em funções mais sujeitas a desgaste psicológico – foi um dos objetivos de uma reunião realizada nesta terça-feira (4), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, entre a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, e integrantes do Fórum dos Servidores Estaduais.
O encontro faz parte de um ciclo de debates definido, em março último, entre o Governo do Paraná e os líderes sindicais que compõem o Fórum dos Servidores. Para que propostas sejam construídas em conjunto, foram montadas comissões específicas, por assunto. Já houve debates entre os grupos que discutem despesas com pessoal e outras questões financeiras e transparência.
LICENÇAS - Na reunião desta terça, do grupo sobre assistência à saúde, o Fórum apresentou uma avaliação da categoria acerca, por exemplo, da ocorrência de licenças médicas. Na área da educação, ressalvou a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, é muito comum o afastamento por estresse. Funções na área de saúde e de segurança pública também foram apontadas como as que precisam de iniciativas específicas.
O trabalho conjunto entre representantes dos servidores e do Governo do Paraná tem trazido resultados positivos. Um exemplo foi a busca por solução no atendimento do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do funcionalismo na região de Maringá. O prestador cancelou o atendimento e, em parceria, o Departamento de Assistência à Saúde (DAS) e representantes dos servidores em Maringá conseguiram um novo hospital para prestar serviços ao Estado.

GALERIA DE IMAGENS