As obras e ações de infraestrutura urbana já concluídas ou em andamento no atual governo somam 4.271 e envolvem recursos de R$ 1,79 bilhão. O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, defendeu, na abertura do encontro de Líderes Públicos, em Foz do Iguaçu, na quarta-feira (2) à noite, a qualificação contínua de gestores públicos.
Entre os projetos que contam com subsídios do Governo do Estado, Forte Netto citou os planos diretores municipais, concluídos e em andamento em 388 municípios paranaenses, como importante ferramenta para orientar o desenvolvimento ordenado e sustentável das cidades, também em âmbito regional. “As aglomerações urbanas necessitam, cada vez mais, ser governadas para além do âmbito do território municipal. Daí a importância de planos estratégicos elaborados de forma democrática e participativa.”
As obras e ações são executadas própria Secretaria e pelas suas vinculadas Serviço Social Autônomo Paranacidade, que desenvolve o Programa Paraná Urbano, e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que realiza o Programa de Integração do Transporte (PIT).
QUALIFICAÇÃO – Forte Netto afirmou que a qualificação contínua de gestores e servidores públicos são indispensáveis para maior eficiência na construção e aplicação das políticas públicas. “Do equilíbrio entre o político e o técnico normalmente emergem grandes administrações. Não adianta termos um município governado por uma equipe altamente capaz, se não tivermos um corpo técnico que o acompanhe”, afirmou. O secretário informou que mais de 10 mil servidores municipais estão matriculados nas duas turmas do Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública.
A edição do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos deste ano tem como objetivo orientar os gestores a aproveitar as oportunidades da retomada do crescimento econômico que deverá acontecer no ano que vem.