Governo e parceiros avaliam Programa “Paraná em Ação”

Juntaram-se ao projeto do governo estadual o Sesc, o Senac, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil
Publicação
14/12/2010 - 15:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Parceiros do Paraná em Ação usaram a última edição do ano, realizada de 10 a 12 dezembro em Paranavaí, para avaliar sua participação nas atividades desenvolvidas do programa. “Foi possível levar o atendimento da Defensoria Pública do Paraná também à população do interior, já que atualmente o órgão só atua na capital. É muito gratificante, pois o resultado é imediato”, avaliou a advogada Mayta Lobo dos Santos.
A Sanepar aproveitou a mobilidade do programa para divulgar e implantar a política pública da tarifa social da água. “Foi uma oportunidade de difundir também as políticas socioambientais da Sanepar e ter contato com as diferentes culturas do Paraná”, afirmou o técnico em patrimônio histórico Guilherme Max.
A coordenadora de Marketing do Setor de Eventos da Copel, Vera Lucia Beni, afirma que a imagem da empresa foi levada para um grande número de pessoas em todo o estado. “Conseguimos atingir as crianças, que atuam como agentes disseminadores do Caminho da Segurança, que apresenta os riscos e cuidados com a energia elétrica através de música e brincadeiras”.
A oficineira Everci Dalla Vecchia considerou enriquecedora a oportunidade de ensinar seu ofício. “A relação do artesão é mais comercial, principalmente para mim, que moro no litoral e trabalho mais com turistas. No Paraná em Ação, eu descobri que cada município tem alguma situação surpreendente e uma história diferente para contar”, revelou.
Outra entusiasta do Paraná em Ação é a juíza da comarca de Colorado, Luciana Paula Kulevicz . “Trabalhei três vezes com o Paraná em Ação e pude observar a diferença e benefícios que a ação social levou à população. Eu me apaixonei pelo projeto”, afirmou.
INTERAÇÃO - “O relacionamento com as pessoas e com os demais órgãos do governo resultou num aprendizado técnico e pessoal através da troca de conhecimentos com os parceiros”, avaliou o técnico da Celepar Valdecir Pereira da Silva. “Divulgamos os serviços que a empresa oferece e que a população pode usufruir através da rede lógica. Participar do Paraná em Ação foi uma experiência ímpar”, complementou.
O coordenador de projetos do Parque da Ciência Newton Freire Maia, Anisio Lasievicz, considerou extremamente rica a experiência de interagir com crianças, idosos e pessoas com pouco acesso à educação científica. “Grande parte de nossas ações são voltadas ao público da escola. E na oportunidade oferecida pelo Paraná em Ação pudemos divulgar nosso trabalho e levar as nossas atividades a outros pontos do Paraná”, disse.
PARCERIAS - O programa começou em 2004 de forma modesta, em uma secretaria pequena, sem recursos humanos ou financeiros. “Mas sempre houve muita determinação para fazer valer essa relação entre comunidade e governo. E os parceiros possibilitaram a oferta de uma grande variedade de serviços aos cidadãos paranaenses”, avaliou a coordenadora executiva do Paraná em Ação, Clecy Amadrori.
Desde sua criação, o Paraná em Ação foi estabelecendo parcerias para levar serviços públicos para perto do cidadão. Participam das atividades os governos municipais, governos federais e estaduais, Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil.
Também se juntaram ao projeto cartórios de registro civil, federações, exército, universidades públicas e privadas, empresas privadas, voluntários e também o Sistema Fecomércio, através do Sesc/Senac.
Para o coordenador geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, o que ficou foi o sentimento de dever cumprido. “Quando iniciamos o programa, em 2004, não tínhamos idéia das adversidades que enfrentaríamos a cada evento. O sucesso das ações deve-se à vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. Cabe aos próximos governantes melhorar e ampliar o programa”, disse.

GALERIA DE IMAGENS