Governo e Tribunal do Trabalho estudam acordo para agilizar solução de processos

Convênio deve facilitar acesso de magistrados a dados de empresas na Junta Comercial
22/09/2010 - 15:50

O governador Orlando Pessuti e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Ney José de Freitas, discutiram nesta quarta-feira (22) um acordo para permitir que magistrados tenham acesso a informações da Junta Comercial do Paraná.
“É corriqueiro que o juiz do Trabalho precise de informações sobre a situação de uma empresa. Hoje, elas são obtidas por meio de um processo difícil e lento, que requer vários ofícios”, disse Freitas.
“Por isso, estamos propondo um convênio que permita acesso direto a esses dados, através de uma senha que seria dada aos juízes, gerando mais agilidade na solução dos processos”, explicou.
O novo sistema também tornaria o envio de dados da Junta Comercial mais seguro e econômico, evitando o uso de papeis. Pessuti disse que já pediu ao secretário da Indústria e Comércio, Virgílio Moreira Filho, que inicie estudos para realizar o acordo.
“Esperamos que nos próximos dias haja uma reunião entre a Junta Comercial, o Tribunal Regional do Trabalho e a Secretaria da Indústria e Comércio, para que possamos ajustar um termo de cooperação e um possível convênio”, falou o governador.
“Conversei com diversos integrantes do Governo, e todos são favoráveis ao acordo. Será uma mudança bem vinda, um avanço que irá facilitar o trabalho da Junta Comercial e, principalmente, do TRT”, afirmou Pessuti. O Poder Executivo já mantém outros convênios com a Justiça do Trabalho.