Governo e Prefeitura de Telêmaco Borba discutem modelo de gestão de hospital

O Hospital Regional de Telêmaco Borba terá uma área de 7.200 m² e setenta por cento das obras estão concluídos
04/05/2010 - 16:00
O Governo do Paraná, a Prefeitura de Telêmaco Borba e a Associação Médica de Telêmaco Borba iniciaram uma série de discussões para definir qual o modelo de gestão ideal para o hospital regional que está sendo construído pelo Estado na cidade. Nesta terça-feira (4), no Palácio das Araucárias, a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, recebeu o prefeito do município, Eros Danilo Araújo, o presidente da Associação Médica local, Luiz Lages, e o diretor técnico e clínico do hospital, Marcelo Ekermann.
Maria Marta entregou ao grupo o relatório técnico do Fórum de Gestão Hospitalar que as secretarias da Administração, do Planejamento e da Saúde promoveram em Curitiba, há três anos. O fórum teve por objetivo de analisar os prós e contras das diversas opções de gestão de instituições de saúde pública. À época, o Governo do Paraná intensificava o programa de expansão da rede estadual de saúde. São 44 hospitais que estão sendo construídos, ampliados e reformados.
“Esse relatório traz as experiências apresentadas no fórum. Há relatos de experiências de hospitais universitários em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, do Ministério da Saúde, e de secretarias estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro”, explicou a secretária. O Fórum de Gestão Hospitalar teve ainda a participação de representantes da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas do Estado.
Na avaliação do prefeito de Telêmaco Borba, esse primeiro contato foi bastante produtivo. Foi ele quem solicitou a audiência com a secretária da Administração e, agora, vai procurar a Secretaria de Estado da Saúde. “Vamos procurar o secretário Carlos Moreira. Depois da conversa, queremos convidar, tanto a secretária Maria Marta como ele, para irem a Telêmaco Borba expor à nossa comunidade as opções e o que o Estado tem feito”, adiantou Eros Araújo.
OBRAS EM ANDAMENTO - O Hospital Regional de Telêmaco Borba está com boa parte das obras prontas. Na semana passada (sexta-feira, 30), os trabalhos foram vistoriados pelo governador Orlando Pessuti. “Setenta por cento das obras estão concluídos. É um empreendimento belíssimo do ponto de vista arquitetônico. Teremos na região dos Campos Gerais mais uma unidade de referência na saúde”, afirmou o governador na ocasião.
A unidade terá uma área de 7.200 m². Prestará atendimento ambulatorial com os setores de pronto-socorro; pronto-atendimento; centro de imagens; internamento com 161 leitos, sendo 104 de internação e 57 de observação; centro cirúrgico; centro obstétrico; central de esterilização; laboratório; serviço de nutrição e dietética; serviço de processamento de roupa e unidades de apoio; recepção; administração e sanitários. Estão sendo investidos pelo Estado R$ 16,9 milhões.