O governador Roberto Requião assinou em Nova Esperança, na quinta-feira (10), contrato de doação de área da Cohapar para a implantação do programa “Minha Casa, Minha Vida” no município, pelo sistema Imóvel na Planta. O contrato, que estabelece parceria entre Estado e a cidade, com a anuência da Caixa Econômica Federal, tem atende municípios com menos de 50 mil habitantes. Nova Esperança, no Noroeste do Paraná, tem cerca de 30 mil habitantes.
“O governo existe para dar sentido à esperança daqueles que trabalham, e com trabalho constróem as cidades que formam a nossa nação brasileira. Caso contrário, não serve rigorosamente para nada. Por isso o nosso governo segue os princípios da Carta de Puebla, da opção preferencial pelos pobres”, enfatizou o governador Roberto Requião.
O contrato também foi assinado pelo vice-governador Orlando Pessuti, pelo presidente da Cohapar, Rafael Greca, pelo superintendente regional da Caixa em Maringá, Fábio Carnelós, e da prefeita de Nova Esperança, Maria Ângela Benatti (Mali).
PLANTA – O projeto Imóvel na Planta foi elaborado pela Cohapar, em parceria com a Caixa, como forma de atender a população com moradias. Os recursos para a execução das obras previstas no contrato virão da Caixa, enquanto o município fará licitação para a construção das moradias, o cadastramento e a seleção das famílias. Todas as casas terão 40 metros quadrados e beneficiarão famílias de baixa renda.
De acordo com Greca, a Companhia coloca à disposição das prefeituras projetos de urbanismo e arquitetura. “O governo federal destinou ao Paraná 44 mil créditos habitacionais e queremos fazer com que isso aconteça”, informou o presidente da Cohapar.
O vice-governador Orlando Pessuti falou dos programas sociais, como a Luz Fraterna, da Copel; a Tarifa Social, da Sanepar; a isenção de ICMS; o Leite das Crianças; e o Trator Solidário, para lembrar que a habitação está inserida no contexto das transformações sociais. “Por isso queremos viabilizar o maior número de casas possível, também junto aos demais municípios, como estamos fazendo em Nova Esperança”.
A parceria estabelecida pelos poderes públicos permitirá que a cidade de Nova Esperança possa atender famílias com renda entre dois e cinco salários mínimos. “Com esse contrato, o município passará a ter 327 casas construídas com o apoio do governo Requião, já que em 2008 a Cohapar entregou 70 moradias para famílias de baixa renda, além das 112 para quem possui renda entre dois e cinco salários entregues antes da assinatura desse contrato.”
Segundo a prefeita Mali, a alternativa para viabilizar as moradias nos municípios foi muito bem-vinda. “Foi uma grande conquista para nossa cidade. Essa parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Cohapar e Caixa, mais uma vez está tornando possível a concretização do sonho da casa própria”.
O superintendente da Caixa Econômica Federal de Maringá, Fábio Canelós, lembrou que a missão da instituição é ser também um agente das políticas públicas. “Ao consolidar mais essa parceria para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, a Caixa cumpre seu mais importante papel social, que é o de garantir moradia para a população”.