Os 7 mil jovens de Curitiba que, este ano, não participarão do programa Projovem Trabalhador, devido à falta de documentação por parte da prefeitura, podem contar com os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Estado. Hoje, 12.824 adolescentes da Capital já participam das aulas de educação profissional e, até dezembro, mais 1.000 pessoas devem ser qualificadas em cursos de curta duração.
O processo de matrículas para o ano letivo de 2010 nas escolas da rede pública que ofertam cursos de educação profissional já começou. Até o dia 9 de outubro, serão feitas as análises dos critérios de classificação dos candidatos e no dia 16 será divulgado o edital de classificação. Os aprovados realizam, ainda, entrevista e comprovação dos documentos no período de 1º a 18 de dezembro.
Segundo a secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde, em Curitiba, são 32 estabelecimentos de ensino que oferecem cursos de ensino profissionalizante. “Desde 2003, o Governo do Paraná amplia a oferta destas aulas na rede estadual. Atualmente, elas estão disponíveis em 285 escolas de 163 municípios, com aproximadamente 78 mil alunos matriculados em 37 cursos”, explica.
Os alunos recebem qualificação em 12 eixos tecnológicos: Formação de Docentes, Ambiente, Saúde e Segurança, Apoio Educacional, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial e Recursos Naturais.
Yvelise Arco-Verde ressalta os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2008), divulgada pelo IBGE no último mês. “O Paraná obteve o segundo lugar no percentual de pessoas que cursaram ou frequentam o ensino profissionalizante, com 31,4% das pessoas com mais de dez anos de idade, e ficou atrás somente do Distrito Federal”, destaca a secretária.
Ainda de acordo com ela, o Estado tem a maior rede pública de educação profissional de nível técnico do País e, em 2004, foi o primeiro a implantar o ensino médio integrado à educação profissional.
Para a secretária da Criança e Juventude, Thelma Alves de OIiveira, as políticas voltadas para os jovens têm sido assumidas pelo governo Requião com muita clareza e determinação. “Isso pode ser expresso no investimento público em pelo menos dois principais programas: ampliação da educação profissional, que alia o conhecimento da escolaridade e a preparação técnica para uma profissão, e a execução de programas que associam a participação social, a preparação profissional e a conclusão dos estudos”, afirma.
PROEJA – Jovens com idade igual ou superior a 18 anos, que já concluíram o ensino fundamental e pretendem ter uma certificação técnica em nível médio, podem participar do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja.
As matrículas são semestrais e acontecem nos meses de fevereiro e agosto. A duração das aulas é de três anos e integra os conteúdos programáticos dos ensinos médio, profissionalizante e EJA.
CURSOS – O Governo do Paraná garante, também, cursos gratuitos com duração média de 200 horas. Com recursos do Tesouro do Estado, são realizados em Curitiba as aulas para capacitação de motoristas do transporte escolar e os cursos nas áreas de informática, preparação de alimentos e costura para moradores da Vila Osternack.
“Estes cursos são boas oportunidades para os jovens que buscam qualificação profissional para aumentar as chances de conquistar um primeiro emprego. O Plano Estadual de Qualificação acontece em todo o Estado e deve preparar mais de 1.200 pessoas até o final do ano”, ressalta o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.
Parcerias entre a Secretaria, por meio da Agência do Trabalhador Central, e empresas da iniciativa privada garantem alternativas gratuitas e importantes para aqueles que têm pressa em entrar no mercado formal de trabalho. Para outubro, são 65 cursos programados e as inscrições já estão abertas.
As aulas para operador de telemarketing começam no dia 19 e acontecem nos bairros Campo Comprido e Cidade Industrial (CIC). Técnicas de vendas são tema dos cursos que têm início nos dias 26 e 27, enquanto os interessados em recepção comercial terão aulas a partir do dia 28 de outubro.
Na área de costura serão formadas cinco turmas: bordado à máquina (início dia 26/10), costura industrial básica (26/10), confecção de enxovais (22/10), Patchwork (19/10) e iniciação à costura industrial (28/10).
Os cursos de mecânica industrial básica começam dia 19 de outubro e serão realizados nos Liceus do Ofício do CIC, Nossa Senhora da Luz e Vila Tecnológica.
Também estão programadas aulas de secretariado, serviços administrativos, porteiro e zelador, corte e cabelo, maquiagem, manicure e pedicure, técnico em administração e técnico em logística.
MUNICIPALIZAÇÃO: Seguindo determinação do Ministério do Trabalho e Emprego, nas cidades com mais de 200 mil habitantes, a realização dos programas Projovem Trabalhador, Adolescente e Urbano é de responsabilidade das prefeituras.
Em Curitiba, desde o início do ano a prefeitura também é responsável pela oferta de cursos com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e pela administração das Agências do Trabalhador das Ruas da Cidadania.
Segundo o Ministério, a cidade perdeu o prazo para a realização do ProJovem Trabalhador e terá que reiniciar todo o trâmite. O orçamento para 2009 já foi fechado e os 7 mil inscritos não contarão com as aulas e a bolsa de estudos pagas pelo Governo Federal.
Desde 2003, o Governo Estadual e Federal investiram aproximadamente R$ 2 milhões em cursos de qualificação profissional, em Curitiba, beneficiando 4.303 pessoas. O programa Juventude Cidadã, que antecedeu o ProJovem Trabalhador e foi coordenado pelo Estado, qualificou 613 jovens entre junho e dezembro de 2008.
Governo do estado garante cursos de profissionalização para Curitiba
Hoje, 12.824 adolescentes da Capital já participam das aulas de educação profissional e, até dezembro, mais 1.000 pessoas devem ser qualificadas em cursos de curta duração
Publicação
05/10/2009 - 17:59
05/10/2009 - 17:59
Editoria