O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia reuniu-se nesta terça-feira (22) com representantes dos movimentos sindicais para discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que quer reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Estiveram com o secretário os dirigentes da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Adir de Souza; e Rogério Kormann e Sérgio Athaide, representando a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Nelson Garcia assumiu o compromisso de divulgar a campanha e reforçou sua posição de apoio aos trabalhadores, junto com o governador Roberto Requião. Os dois assinaram o abaixo-assinado promovido pelas centrais sindicais no dia 5 de março, em encontro para definir com os trabalhadores o novo valor do salário-mínimo regional.
Além de Requião e Garcia, as centrais querem reunir mais de 1,5 milhão de pessoas de todo o país para assinar o documento, que se tornará então uma lei de iniciativa popular, e assim não precisará tramitar nas comissões do Congresso Nacional para entrar em vigor. As assinaturas serão encaminhadas ao presidente Lula até o próximo dia 15 de maio.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a redução da jornada de trabalho deve gerar 2,2 milhões de novos empregos no Brasil e cerca de 130 mil no Paraná.
O secretário Garcia disse apoiar a campanha porque entende que a redução da jornada de trabalho geraria mais emprego. “É simples, com o trabalhador em jornada de trabalho reduzida o empresário vai precisar contratar mais pessoas para aumentar o nível de produção”.
Garcia lembrou que a jornada menor significa também mais saúde para o trabalhador, que vai poder desempenhar melhor suas funções se tiver respeitadas suas necessidades físicas e psicológicas.
Governo do Paraná reforça apoio pela redução da jornada de trabalho
As centrais sindicais querem coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil para a Proposta de Emenda Constitucional, que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Governador Roberto Requião e secretário Nelson Garcia já assinaram o documento
Publicação
22/04/2008 - 17:30
22/04/2008 - 17:30
Editoria