O Governo do Paraná lançou sua política de inclusão digital com a inauguração do telecentro de Ventania, Região Central do Estado, nesta quarta-feira, 14 de maio, aniversário da cidade. "Paranavegar" é o nome do projeto de governo eletrônico do Paraná, que também batiza os telecentros. A política de inclusão digital é parte integrante da política de governo eletrônico.
“A inclusão digital é um dos elementos de inclusão social e não uma política isolada”, afirmou o secretário especial para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira. Por isso as cidades prioritárias para a instalação de telecentros são as com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná .
O secretário pontuou também a diferença do programa de inclusão digital do governo anterior e a atual política: "Ao invés de ensinar a usar o computador e a internet e depois dar apenas um certificado de um curso informática de três horas, preferimos deixar os equipamentos à disposição da população para que as novas tecnologias da informação façam parte do dia-a-dia da população de baixa renda, como faz parte da de classe média. É assim que se reduzem as diferenças", argumentou.
A opção por software livre também faz parte desta solução. Os pacotes de programas de escritórios, editores de texto, planilha, correio eletrônico e navegador de internet em software livre são mais apropriados para uma política pública. Enquanto programas que dominam o mercado, que não são livres, privilegiam máquinas com grande capacidade de processamento, as opções livres são mais baratas e não comprometem o desempenho das máquinas.
Outra novidade que integra a nova política estadual de informática é a administração dos telecentros em conjunto com a comunidade através de um comitê gestor que tem a participação do governo do Estado e dos municípios. Depois de consolidado o sistema e do treinamento dos usuários, as comunidades poderão gerir o telecentro.
Segundo Márcia Schüler, assessora de Tecnologia da Informação da Celepar, os telecentros, entre outras coisas, universalizam o governo eletrônico. Os telecentros dão condições de igualdade para as classes sociais menos abastadas.