Governo do Estado inaugura 48 quilômetros de estradas rurais em quatro municípios

Governo do Estado aplicou R$ 1,5 milhão com a contrapartida de R$ 80 mil das prefeituras, pelo programa de melhoria de estradas rurais
10/12/2010 - 09:50

O secretário-chefe da Casa Civil, Ney Caldas, e o secretário da Agricultura e Abastecimento, Erikson Chandoha, inauguraram nesta quinta-feira (09) melhorias em estradas rurais em quatro municípios. As estradas em Astorga, Paiçandu, Cianorte e São Tomé foram levantadas em alguns pontos, receberam cascalho e caixas de drenagem, melhorando as suas condições de trafego.
O Governo do Estado aplicou R$ 1,5 milhão nas quatro cidades, com a contrapartida de cerca de R$ 80 mil das prefeituras, pelo programa de melhoria de estradas rurais, executado pela Codapar. Segundo Caldas, o programa atende o principal pedido de mais da metade dos prefeitos do Paraná. “São principalmente os pequenos municípios que precisam dessas obras. A estrada melhora o escoamento da produção, a segurança pública, saúde e, principalmente, o transporte escolar”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Erikson Chandoha, afirmou que o trabalho feito pela Codapar nas estradas nos últimos meses foi eficiente. “É um trabalho árduo e que trouxe o que se esperava dentro de uma recuperação de estrada. Em algumas áreas, o cascalho teve que ser trazido de áreas de mais de 40 km de distância”.
PROGRAMA – O programa “Projeto Paraná de Melhoria em Estradas Rurais” está investindo R$ 7,1 milhões na recuperação de estradas de terra em 63 municípios, e no total 266 quilômetros serão recuperados em parceria com prefeituras, Codapar, Emater e DER. Das 23 obras atendidas pela Codapar, 15 estão prontas e todas serão entregues até o fim do ano.
Em Cianorte foram melhorados 12 quilômetros de vias no distrito de São Lourenço, nas estradas Timboré, Mondu e Imbaré. Segundo o prefeito Edno Guimarães, as obras ajudarão a escoar a produção das fábricas de beneficiamento de mandioca. “Com esta recuperação podemos dizer que temos todas as estradas do município bem cuidadas. Agora será preciso conservar, mas pelos próximos 20 anos será fácil de manter”, disse.
No município de São Tomé foram feitas obras em oito trechos, que totalizaram 12 quilômetros. Foram aplicados R$ 419 mil pelo Governo do Estado, com contrapartida de R$ 17 mil da prefeitura. De acordo com o prefeito Eliel Hernandez foram escolhidas as áreas mais críticas. “Estrada de qualidade é o básico que temos que oferecer. Agora podemos ter certeza que em um dia de chuva os nossos trabalhadores poderão vir ao centro”, afirmou.