Para discutir um projeto de qualificação aos presidiários que cumprem pena em regime semi-aberto no Estado, o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, participou de reunião, na terça-feira (25), com o presidente do Sistema Fecomércio-PR Sesc Senac, Darci Piana. O objetivo é oferecer aos detentos, durante o cumprimento da pena, a oportunidade de aprender uma nova atividade e se qualificar.
“A intenção é que as empresas instalem um tipo de posto avançado dentro da penitenciária, onde os detentos possam ser capacitados. Com ajuda do Fecomércio, a idéia é traçar um perfil, dando preferência às pequenas empresas”, explica o secretário.
Segundo Garcia, outro objetivo do projeto é a aumentar as chances de emprego destas pessoas, quando saírem da prisão. Ao terminar de cumprir a pena, o detento poderá passar por uma seleção de emprego. Se estiver apto para o trabalho, será contratado pela empresa. “Além disso, a ação vai ajudar a incentivar o pequeno empresário, já que a produção irá aumentar”, afirma.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, é possível concretizar o projeto no Paraná. “Vamos amadurecer a idéia, e também estudar os ramos de atividade que podem ser aplicados”, disse Piana. “Pode contar com o nosso apoio”, finalizou.
A reunião foi um primeiro contato voltado ao projeto. A intenção do secretário Nelson Garcia é, brevemente, conversar com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Ferreira Delazari, e firmar a parceria.
Além do secretário Nelson Garcia e do presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, participou da reunião, o diretor-geral da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Fernando Peppes.
Governo do Estado estuda projeto de qualificação profissional a detentos
O secretário Nelson Garcia, do Trabalho, Emprego e Promoção Social, se reuniu com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, para buscar apoio ao projeto.
Publicação
26/03/2008 - 11:50
26/03/2008 - 11:50
Editoria