O primeiro boletim de balneabilidade da temporada 2009/2010 foi divulgado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e apontou 33 locais próprios para banho, dos 48 pontos analisados no Litoral paranaense. O IAP monitora 43 pontos localizados na orla e outros cinco pontos em rios, em Morretes e Antonina.
O resultado representa que 68% dos locais estão próprios para o banho de mar. Já o primeiro boletim divulgado na temporada 2008/2009 - apontava apenas 16,6% dos locais próprios para o banho de mar.
“É um resultado quatro vezes melhor do que o obtido no mesmo período de 2008”, anunciou o secretário Rasca Rodrigues. Segundo ele, esta melhora pode ser atribuída aos esforços da Sanepar que investiu em redes de esgoto no Litoral e cobrar a ligação por parte dos moradores e veranistas durante o ano todo, especialmente, em Guaratuba e Matinhos. “Outro fator importante foi a falta de chuvas intensas nos períodos que antecederam as coletas durante os meses de novembro e dezembro”, completou o secretário.
Encontram-se impróprios para banho dois pontos localizados na Ilha do Mel - praia de Encantadas; dois pontos localizados no município de Pontal do Paraná – em Pontal do Sul e Ipanema; dois pontos monitorados em Guaratuba – na Barra do Saí e praia de Caieiras. Já no município de Matinhos seis pontos foram considerados impróprios para banho: três pontos monitorados no balneário de Rivieira, um ponto no balneário Flamingo, um ponto em frente ao Sesc de Matinhos e outro na Prainha de Caiobá.
Já em relação aos cinco pontos monitorados em água doce (rios), três apresentaram qualidade da água imprópria para banho. São eles: a Ponta da Pita, em Antonina, rio do Nunes, em Morretes e rio Nhundiaquara no Centro de Morretes.
Os resultados das análises serão semanalmente até o final do mês de março, nos endereços eletrônicos www.sema.pr.gov.br e www.iap.pr.gov.br, nas barracas de balneabilidade e por panfletos distribuídos em locais estratégicos.
O QUE DIZ A LEI - Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação. O boletim divulgado nesta quarta-feira (16) avaliou o resultado de cinco coletas semanais consecutivas, exigidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para que se defina o índice de balneabilidade.
Os técnicos do IAP e universitários coletam as amostras em frascos contendo uma substância que preserva as bactérias existentes na água. “Depois de coletada a água, o frasco é encaminhado ao laboratório do IAP na Floresta do Palmito para que seja feita sua análise microbiológica”, explica o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko. Este procedimento irá identificar a presença ou não da escherichias coli - bactéria que indica a emissão de esgoto sanitário e presença de coliformes fecais na água.
Para um local ser classificado como próprio para banho pelo menos 80% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas devem apresentar até 800 escherichias coli para cada 100 mililitros de amostra. Apresentando mais de 2 mil coliformes fecais por 100 mililitros, o local é considerado impróprio para banho. O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide.
O secretário do Meio Ambiente ressaltou que a balneabilidade indica apenas 200 metros de praias interditadas, sendo 100 metros à esquerda do ponto analisado e 100 metros à direita, o restante da área está liberado.
“É muito importante que as pessoas saibam que a barraca vermelha indica trechos de poluição e não praias interditadas. Estaremos ampliando e reforçando a divulgação neste sentido a todos os veranistas que vão ao litoral”, afirmou Rasca.
Confira no anexo o boletim de balneabilidade desta semana.
Governo divulga primeiro boletim de balneabilidade
Para garantir resultados ainda mais fiéis, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, anunciou que nesta temporada serão feitas duas coletas semanais
Publicação
16/12/2009 - 19:20
16/12/2009 - 19:20
Editoria