O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, assinou convênio com vários municípios paranaenses no valor de R$ 1,6 milhão para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAS, Compra Direta Local da Agricultura Familiar no Paraná. Este programa faz parte do Fome Zero, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar.
Ele teve inicio no Paraná em 2004, quando foram atendidos 39 municípios, passando para 104 em 205 e com previsão de atender 200 até o final do próximo ano.
De 96 mil pessoas atendidas em 2004, neste ano aumentou para 365 mil e a meta, que segundo o Secretário deverá ser coberta, é atender no próximo ano mais de 500 mil pessoas.
Segundo Padre Roque, a Secretaria do Trabalho vai receber no próximo ano R$ 11 milhões para este programa, que vai atender 200 municípios, 12 mil agricultores, 3.500 entidades sociais e 400 mil pessoas. “Este é o típico programa do governo que ajuda as duas pontas, ou seja, por um lado viabiliza agricultores familiares e, por outro lado, melhora a alimentação de creches, Apaes, escolas municipais, asilos e outras entidades assistenciais nos municípios”, afirmou o secretário. “Como resultado, mantém as crianças nas escolas, diminui a desnutrição infantil e reduz a vulnerabilidade social”, disse.