Governo destina R$ 483 milhões para obras e ações em quatro municípios da Grande Curitiba

Líderes e moradores de Lapa, Araucária, Quitandinha e Contenda conheceram os projetos realizados e em andamento em seus municípios
24/06/2010 - 12:50
Lapa, Araucária, Quitandinha e Contenda receberam R$ 483 milhões para 1.606 obras e ações, desde 2003. Nesta quarta-feira (23), líderes e moradores dos municípios foram informados sobre quais empreendimentos foram concluídos e quais estão em andamento. A próxima assembleia de prestação de contas será realizada nesta quinta-feira (24) e vai reunir gestores municipais e moradores dos municípios de Adrianópolis, Tunas do Paraná, Bocaiúva do Sul e Colombo.
“Estes encontros identificam as diferenças e disparidades na Grande Curitiba, bem como as prioridades de cada município na obtenção de subsídios, repasses e financiamentos para seu desenvolvimento. Os investimentos devem respeitar a diversidade econômica, geográfica e social de cada cidade”, destacou o coordenador da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Alcidino Bittencourt Pereira.
INVESTIMENTOS - A área de indústria e comércio dos quatro municípios recebeu a maior fatia, R$ 184 milhões, para projetos de expansão, que possibilitaram a ampliação de quatro empresas em Araucária, nas áreas de máquinas e equipamentos e madeireira.
Outros R$ 72 milhões foram usados para obras viárias e urbanas, com construção de Centros de Saúde da Mulher e da Criança, de quadras esportivas cobertas e pavimentação de aproximadamente 75 quilômetros de ruas e avenidas. Em Araucária, o Mercado Municipal foi reformado e ampliado para receber produtos orgânicos. O município também recebeu R$ 13 milhões para a construção de um hospital, cujos equipamentos foram integralmente financiados pelo Estado.
A região também terá dois terminais para transporte coletivo. Em Contenda, está em construção um miniterminal intermunicipal. Na estação, que contará com 700 metros de pavimento de concreto, cerca de mil passageiros serão atendidos diariamente por meio de quatro linhas de ônibus. Em Araucária, está em funcionamento, desde 2006, o terminal Angélica que atende 13 mil passageiros por dia útil, em 14 linhas de ônibus.
A agricultura também detém grande parte do aporte de recursos na região. Foram destinados R$ 59,9 milhões para a aquisição de tratores solidários e para o desenvolvimento de programas de incentivo ao pequeno produtor e à agricultura familiar, como a Irrigação e a Avicultura Noturna e o Leite Paraná, este usado na merenda escolar.
O Governo do Estado também destinou R$ 59 milhões para a realização de programas sociais, como o Luz Fraterna e o Leite das Crianças, e para o repasse de recursos do Governo Federal, na área de assistência social, para programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Atualmente, mais de cinco mil pessoas são atendidas pelo Bolsa Família e mais de 1,5 mil idosos e pessoas com deficiência pelo benefício compulsório, nos quatro municípios.