Ao fazer um paralelo entre a internet e o modelo de correio utilizado pela civilização Inca, o chasque, o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, destacou que as novas tecnologias são resultantes dos estudos e do desenvolvimento compartilhado de muitas gerações. “A evolução tecnológica, assim como o desenvolvimento de qualquer área do conhecimento, tem origem no esforço civilizatório de grupos e comunidades que sempre buscaram meios mais ágeis e dinâmicos para se comunicar”, disse Nizan durante intervenção no seminário “Paraná Wireless: Banda Larga Incrementando o Serviço Público”, realizado nesta terça-feira (17) em Curitiba.
Com o apoio da Celepar, da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o seminário promovido pela Network Eventos reuniu profissionais e executivos da área da tecnologia da informação e comunicação, consultores de telecomunicação, além de gestores públicos das áreas da educação, saúde e segurança. Foram apresentados palestras e painéis sobre temas que variavam da inclusão digital até o uso de software de monitoramento em projetos educacionais.
O projeto de rede convergente para a implementação de serviços de voz sobre IP no Governo do Paraná, foi apresentado pelo diretor de Serviços IP e Multimídia da Celepar, Claúdio Crossetti Dutra, que destacou que os sistemas de gerenciamento da rede de telefonia e das centrais telefônicas do Estado serão desenvolvidos inteiramente em software livre.
A idéia, segundo Dutra, é integrar o sistema de telefonia à suíte de comunicação Expresso, já utilizada pelo governo paranaense. Uma das vantagens dessa integração é o fato do Expresso já possuir catálogo de endereços e telefones de todos os funcionários e autoridades estaduais. Para a execução do projeto será utilizada a rede de fibras óticas da Copel e consultoria do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec).
De Brasília, de onde participou do seminário através de teleconferência, o presidente do Serpro, Marcos Mazoni, destacou as inúmeras soluções desenvolvidas pela Celepar e que hoje são utilizadas pelos governos federal e dos estados, a começar do sistema Expresso, que além de várias empresas públicas e ministérios brasileiros, virou o correio eletrônico oficial do governo de São Tomé e Príncipe, no continente africano. No governo federal destacam-se ainda, soluções como o de controle, acompanhamento e resultado de projetos estratégicos (e-CAR), o portal colaborativo Dia-a-Dia Educação e os sistemas de gestão na área da saúde, todos desenvolvidos pela Celepar.
Outras palestras trataram da sustentabilidade econômica das cidades digitais através de parcerias público-privado, além de aplicações de tecnologia nas áreas de governo eletrônico, saúde, segurança e educação.