Promover cursos, oficinas, palestras, seminários e outros eventos de capacitação profissional do funcionalismo público é atribuição essencial da Escola de Governo, vinculada ao Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap). Democratizar o acesso ao conhecimento produzido, discutido e resultado desses eventos também está entre as tarefas da instituição. Cumprindo essa premissa, no último ano, entre as diversas ações realizadas, a Escola de Governo criou e colocou no ar um repositório de gestão pública.
Repositório é um espaço na internet destinado à publicação de artigos, trabalhos e outras obras sobre determinada área do conhecimento. O repositório da Escola de Governo – o “Saberes em Gestão Pública” – trata, assim, de disseminar experiências e reflexões sobre a administração do poder público, conforme explica a coordenadora do projeto, Cláudia Muller (o endereço do repositório é o www.saberes.seap.pr.gov.br).
“É um espaço digital de armazenamento, de preservação, de divulgação da produção do conhecimento em gestão pública. O acesso é livre, qualquer pessoa pode navegar, fazer o ‘dowload’ [baixar da internet para o próprio computador] ou imprimir as obras publicadas”, salienta a coordenadora. “Só se cria conhecimento novo a partir da informação que está acessível”, reitera.
PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS - O repositório da Escola de Governo paranaense está no ar desde novembro. Em menos de três meses, já registra quase 8 mil acessos. Estão disponíveis no repositório 165 artigos, 12 publicações do Governo do Paraná, 15 vídeos de palestras de encontros e seminários promovidos pela Escola de Governo, e cerca de 30 apostilas e manuais de cursos também aplicados pela instituição.
Pelo “Saberes em Gestão Pública”, o pesquisador tem acesso ainda a páginas de outros repositórios institucionais, endereços de bibliotecas virtuais e um calendário de eventos sobre gestão pública, organizados pelas mais diversas instituições, em todo o país.
“O Saberes em Gestão Pública está aberto à publicação de uma ampla tipologia de documentos, como artigos, resenhas, relatórios técnicos, anais de congressos e seminários, livros e periódicos (e-books), materiais didáticos, arquivos de vídeos, manuais e bibliotecas digitais”, enumera Cláudia Muller.
Os autores interessados em contribuir podem enviar materiais, que são analisados por uma câmara técnica e, quando aprovados, publicados. É preciso acessar a seção “Fale Conosco”, clicar em um dos “links” referentes ao envio de produção, preencher os dados solicitados e anexar o material. O telefone para informações é o (41) 3351-6636.
Governo democratiza acesso a trabalhos sobre gestão pública
Promover cursos, oficinas, palestras, seminários e outros eventos de capacitação profissional do funcionalismo público é atribuição essencial da Escola de Governo, vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência
Publicação
12/01/2009 - 15:20
12/01/2009 - 15:20
Editoria