O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, vistoriou nesta sexta-feira (20) as obras de regularização fundiária na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo. Greca definiu, juntamente com moradores da área, como funcionarão os espaços para desenvolvimento da cidadania, tais como o Barracão de Desenvolvimento Humano, a Usina de Reciclagem, canchas esportivas, dentre outros projetos.
Como parte de uma estratégia para reduzir a criminalidade, as canchas esportivas serão instaladas em áreas junto à BR-116, alinhadas à disposição dos sobrados já construídos pela Cohapar – disposição, que segue as diretrizes de uma pesquisa realizada pela Policia Militar do Paraná. O trabalho, realizado pelo Regimento de Policia Montada Coronel Dulcídio e coordenado pelo tenente-coronel Roberson Luiz Bondaruk, definiu quais características ambientais aumentam os riscos de roubos e furtos.
Foi definida também a abertura das vias de acesso à Vila Zumbi dos Palmares, como a Rua da Democracia, que servirá de ligação da Usina de Reciclagem com a Estrada da Graciosa. Também foram debatidos com a comunidade os projetos de revitalização da Igreja da comunidade local.
Pavimentação - O andamento das obras de pavimentação também foi pauta do encontro de Greca com a comunidade local. Todas as ruas da antiga ocupação serão pavimentadas. As vias principais receberão pavimento asfáltico. As demais receberão “pavers” de concreto e paralelepípedo. A pavimentação feita com este material não quebra, não faz buracos, além de ser bastante permeável e oferecer durabilidade superior às tecnologias tradicionais, como o “petit-pavê”. Ao todo, a pavimentação da Vila Zumbi chegará a mais de 120 mil metros quadrados.
Regularização de água - Greca anunciou que no escritório da Cohapar do Bairro Guarituba, em Piraquara, onde acontece o maior programa de regularização fundiária em andamento no Brasil, a Sanepar está disponibilizando aos moradores locais um atendimento especial visando a regularização das ligações e das pendências de débito.
De acordo com o presidente da Cohapar, ao tomar essa iniciativa, o Governo do Paraná honra mais uma vez com o direito ancestral da humanidade que é o direito à vida e reafirma seu compromisso pela opção preferencial pelos mais humildes. “E a água é um bem essencial à vida, que jamais pode ser entendida como privilégio dos que podem pagar por ela”, disse.
Só nesta sexta-feira, primeiro dia do atendimento, o escritório solucionou mais de 60 casos. A Sanepar está trabalhando com o parcelamento de débitos dentro das condições econômicas dos usuários, oferecendo bons descontos para quem deseja quitar suas dívidas, realizando novas ligações, onde o usuário já sai de lá cadastrado no programa da Tarifa Social, e atuando na regularização e religação das casas que estavam com o serviço clandestino.
Tanto as novas ligações, como as religações, agora regularizadas, serão feitas dentro de um período de três dias, totalmente gratuitas. O atendimento que a Sanepar está oferecendo aos moradores do Guarituba, continua neste sábado e domingo, das 9:00 horas às 16:30 horas, no escritório da Cohapar da rua Betonex, 263.
“O Governo do Paraná, com este ato, honra o direito ancestral da humanidade que é o direito à vida, e a água é um bem essencial à vida”, completa Rafael Greca.
Governo define projetos de desenvolvimento da cidadania na Vila Zumbi dos Palmares
O presidente da Cohapar, Rafael Greca, definiu, juntamente com moradores da área, como funcionarão os espaços para desenvolvimento da cidadania, tais como o Barracão de Desenvolvimento Humano, a Usina de Reciclagem, canchas esportivas, dentre outros projetos
Publicação
20/07/2007 - 18:14
20/07/2007 - 18:14
Editoria