Governo define novos investimentos no litoral para a temporada de verão

As ações são pontuais e de rápida realização para beneficiar o trânsito e a infraestrutra urbana das duas cidades
10/11/2010 - 15:10

O Governo do Estado definiu, nesta quarta-feira (10), as novas obras a serem realizadas no litoral, em conjunto com as prefeituras de Guaratuba e Pontal do Paraná, para a próxima temporada de verão. As ações, pontuais e de rápida realização, vão beneficiar o trânsito e a infraestrutra urbana das duas cidades, aumentando o conforto para os moradores e turistas durante o próximo verão.
“O governador Orlando Pessuti determinou que fossem feitas obras que ajudem os municípios, já que queremos ter uma das melhores temporadas dos últimos anos. Estamos buscando soluções para que, com intervenções rápidas e baratas, possamos resolver alguns problemas”, afirmou secretário de Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski.
Em Guaratuba, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e o DER colocarão novas lombadas e farão a pavimentação de um pequeno trecho de uma rua que liga a orla à rodovia, melhorando o tráfego. Em Pontal do Paraná, serão colocadas manilhas em dois canais e o cascalhamento em uma via de acesso, o que vai criar uma segunda opção para ligar o trecho de Shangri-lá e Ipanema.
No começo de dezembro, o DER vai finalizar a sinalização de Matinhos ao ferry-boat e de Praia de Leste até Matinhos, que inclui a sinalização horizontal e reposição de placas. Além disso, fará a colocação de cascalho em vias marginais a rodovias, criando novos acessos. Na próxima semana, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano também vai assinar um financiamento de R$ 6 milhões para pavimentar vias em Guaratuba, além de novas ações do programa Recap, de recapeamento de vias urbanas, para obras entre Matinhos e Pontal.
O trânsito entre Guaratuba e Matinhos também deve melhorar com algumas medidas definidas em conjunto com a prefeita de Guaratuba, Evani Cordeiro, a polícia rodoviária e o governo do estado. Por sugestão da polícia, uma rua que permanecia fechada em temporadas passadas, próxima ao ferry-boat, deve ser aberta.
Para garantir o acesso ao bairro Caieiras, onde os moradores não conseguiam se deslocar quando a travessia de ferry-boat fica congestionada, os policiais montarão uma operação especial. Os moradores da comunidade terão acesso exclusivo. A prefeita de Guaratuba, Evani Cordeiro Justus, destacou a rapidez da ação do governo. “Essa reunião foi uma iniciativa maravilhosa do governo, que veio até a gente. E as soluções vieram muito rápido”, afirmou.
As obras foram solicitadas pelas prefeituras de Guaratuba, e de Pontal do Paraná. O prefeito Rudisnei Gimenes também participou da reunião com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, e com o diretor geral do DER, Milton Podolak, nesta quarta-feira (10).