Melhorias para o programa Leite das Crianças em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, foram debatidas nesta quarta-feira (8) com reunião entre os chefes dos núcleos regionais das secretarias do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Agricultura, Saúde e Educação e o coordenador da Unidade Gestora do programa, Osmar Buzinhani. À tarde participaram da eleição e capacitação dos integrantes do Comitê Gestor Municipal de Fazenda Rio Grande.
“Entendemos que é preciso trabalhar em parceria para alcançar os nossos objetivos, otimizando e aperfeiçoando nossas atividades. Desde que foi criado pelo governador Roberto Requião e pelo vice-governador Orlando Pessuti, em 2003, o Leite das Crianças tem este caráter democrático. Por isso, não é responsabilidade de uma só Secretaria e chama toda a sociedade para ajudar no gerenciamento e fiscalização do programa”, explicou Buzinhani.
Segundo Milton Alves de Souza, chefe do Escritório Regional da Secretaria, o objetivo do encontro é fazer um balanço das atividades e planejar as ações conjuntas para 2009. “Cada Secretaria executa um papel específico fundamental no programa. Em todo o Estado elas atuam através dos núcleos regionais, que fazem o contato direto com os municípios. São eles que percebem e apontam os problemas, agilizando soluções. Cada Região tem suas particularidades e é preciso leva-las em consideração.”, explica ele.
Souza conta que um dos principais desafios é justamente a grande diferença entre as cidades atendidas. A chamada Região Metropolitana de Curitiba reúne 37 municípios e inclui o Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do Paraná e tida como prioridade pelo Governo do Estado.
Eduardo Dias Dornelas, chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura, ressalta que o Leite das Crianças tem estruturado as bacias leiteiras existentes no Vale do Ribeira e também em São José dos Pinhais, Lapa, Piraquara, Balsa Nova e Campo Largo. “Nosso enfoque é a agricultura familiar e trabalhamos para garantir de qualidade na produção do leite pré e pós pasteurizado, dando capacitação, apoio técnico e creditício aos produtores fornecedores”, disse.
De acordo com a chefe da Regional de Saúde em Curitiba, Marinalva Gonçalves, um dos avanços paranaenses com o programa do leite surgiu da preocupação de entender as diferentes realidades dos municípios . “Incluímos na avaliação do Ministério da Saúde um item de avaliação nutricional infantil, que compara os dados da cidade com os do Estado e do país. Além disso, este item mostra como está a saúde da criança e acompanha as vacinações, as visitas ao posto de saúde, entre outros”, revela.
Governo debate melhorias no Programa do Leite na região de Curitiba
Os chefes dos núcleos regionais das secretarias estaduais de Trabalho, Emprego e Promoção Social, Agricultura, Saúde e Educação se reuniram pela manhã com o coordenador da Unidade Gestora do programa, Osmar Buzinhani
Publicação
08/04/2009 - 17:50
08/04/2009 - 17:50
Editoria