Governo de Santa Catarina já utiliza sistema de atendimento da Ouvidoria

Servidores da Ouvidoria catarinense visitaram a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, Celepar e Secretaria de Estado da Saúde para aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema OUV, de software livre
Publicação
15/05/2008 - 11:40
Editoria
Servidores do governo de Santa Catarina estiveram em Curitiba nesta quarta (14) e quinta-feira (15) para aprofundar os conhecimentos sobre a utilização do Sistema OUV, um software livre, usado desde 2003 pela Ouvidoria, coordenadoria da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Com o programa é realizado o gerenciamento das solicitações, sugestões e críticas feitas pela população à administração estadual. De acordo com o coordenador da Ouvidoria de Santa Catarina, Marlei Luiz Rinaldi, a instituição começou a trabalhar com o OUV há dois meses. “Os 85 ouvidores setoriais que atuam na estrutura do governo em todo o Estado passaram a utilizar o sistema. Agora que estamos estruturados, vamos fazer uma divulgação mais intensa da instituição, por meio de cartazes e prospectos. Além disso, cada site dos órgãos da administração estadual tem um link de acesso para a página da Ouvidoria Geral”, explicou. Nos dois dias de visita, os servidores foram recebidos nas sedes da Secretaria Especial, da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e da Secretaria de Estado da Saúde. Na quarta-feira (14), durante passagem pela Ouvidoria, foram detalhadas algumas ferramentas do sistema, como a geração de cartas que são enviadas aos cidadãos e relatórios estatísticos, assim como o gerenciamento de tabelas e registro de atendimentos. Para o coordenador da Secretaria paranaense, Carlos Batista Soares, o intercâmbio de experiências entre os dois governos é de grande importância. “A partir das atividades do dia-a-dia, cada um, em sua realidade, pode sugerir melhorias para o sistema. Isso é relevante, pois estamos sempre em busca do aprimoramento do programa com vistas a oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente à população”, salientou. Participaram dos encontros, além de Rinaldi e Soares, o analista da Celepar João José Garcia, o coordenador de Corregedoria do Estado, Ricardo Luiz Lima Muniz Oliva; o responsável pelo setor de Informática da Secretaria, Eloi Mendes Lima, e as servidoras da Gerência de Atendimento, Érika Azevedo Sanches e Fabiane Mazur Bizi Barbalho. Do governo de Santa Catarina, participaram a administradora da Ouvidoria, Cristiane Maciel Vieira, e o coordenador do serviço na Secretaria de Estado da Saúde, Luiz Carlos Mariano. O sistema - Criado numa parceria entre servidores da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral e da Celepar, o Sistema OUV é um software livre que permite o registro das demandas relatadas pelos cidadãos e o seu encaminhamento via internet para as secretarias, autarquias e estatais responsáveis pelos assuntos tratados. Outra ferramenta do programa é a geração de relatórios estatísticos, que podem ser divididos em natureza dos atendimentos, temas abordados e cidades de origem dos cidadãos, por exemplo. Além da Ouvidoria do Estado e do governo de Santa Catarina, outros órgãos também utilizam o OUV nas suas tarefas. O programa é cedido a partir de um pedido formal feito pela instituição que deseja usá-lo. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná, a Câmara Municipal de Cascavel e a ParanaPrevidência são exemplos de lugares onde o sistema já é uma ferramenta de trabalho.

GALERIA DE IMAGENS