Pernambuco será o próximo estado a firmar convênio com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para uso e desenvolvimento compartilhado de sistemas para diversas áreas, em especial para o setor da saúde. Para isso, o vice-governador e secretário de Saúde de Pernambuco, João Lyra Neto, se reuniu nesta quarta-feira (15) com o governador Roberto Requião e com o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Celepar, Nizan Pereira Almeida.
Segundo o governador Roberto Requião, todos os sistemas desenvolvidos pela Celepar em software livre devem ser colocados à disposição dos estados, municípios e dos órgãos públicos federais. “Também queremos aprender com as experiências de outros estados”, destacou.
Na conversa com João Lyra, além dos sistemas da área da saúde, Requião listou várias soluções que ele acredita que podem ser aproveitadas pelo governo pernambucano, entre eles: Boletim de Ocorrências Unificado e Mapa do Crime, do setor de Segurança; consultas e publicações online dos diários oficiais do Executivo, Judiciário, Indústria, Comércio e Serviços, Gestão do Dinheiro Público, consultas de cargos em comissão e o sistema de controle de viagens no setor de transparência administrativa, além do Programa Paraná Digital e do portal colaborativo Dia-a-Dia Educação, da Secretaria de Educação.
Para o secretário Nizan Pereira, a busca de soluções desenvolvidas pela Celepar já virou rotina na empresa. “Todos os dias recebemos representantes de todos os cantos do país que querem conhecer nosso potencial tecnológico baseado em software livre”, contou.
SAÚDE – À tarde, acompanhado do secretário executivo e do diretor de Tecnologia de Informação da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Frederico Amâncio e Afrânio Cavalcante, respectivamente, João Lyra se reuniu com os diretores de Desenvolvimento e de Operações da Celepar, Henrique Salatino Miorelli e Robson Valentim, para uma apresentação dos sistemas desenvolvidos pela empresa paranaense para o setor de saúde, entre eles o de Gestão de Assistência de Saúde do SUS (GSUS), implantado no início de agosto no Hospital de Reabilitação do Paraná.
Com o objetivo de sistematizar o fluxo de assistência à saúde de forma integrada com o complexo de regulação existente no SUS, a primeira versão do sistema contempla o módulo de atendimento ambulatorial, que viabiliza a estruturação dos procedimentos de programação, regulação de acesso, auditoria e faturamento. Os demais módulos atenderão as unidades de internamento, pronto atendimento e farmácia hospitalar.
Outro sistema que chamou a atenção dos pernambucanos é o Farmácia Especial, responsável pelo gerenciamento eletrônico dos processos de atendimento à população usuária dos programas assistenciais farmacêuticos. O sistema está implantado nas 22 Regionais da Secretaria de Saúde e atende cerca de 60 mil usuários do componente de medicamentos de dispensação excepcional.
Também foram apresentados outros sistemas desenvolvidos pela Celepar para a Secretaria da Saúde: consultas e controles de leitos, hemoterápico de controle das bolsas de sangue, controle de ações básicas da Secretaria da Saúde e gerenciamento de fluxo de estoque de medicamentos nas unidades hospitalares. Outra solução importante, o Componente de Medicamento de Dispensação Excepcional (CMDE), já foi implantado nos estados de Tocantins, Acre, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
“A gestão da saúde é bastante complexa. Por isso, é importante o trabalho desenvolvido de forma pioneira pela Celepar, que vai servir de base para a integração de todas as informações da saúde no país”, elogiou o vice-governador pernambucano.
Governo de Pernambuco vai utilizar sistemas desenvolvidos pela Celepar
Para isso, o vice-governador e secretário de Saúde de Pernambuco, João Lyra Neto, se reuniu nesta quarta-feira (15) com o governador Roberto Requião e com o secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira Almeida
Publicação
15/10/2008 - 18:40
15/10/2008 - 18:40
Editoria