A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social está realizando a capacitação de servidores municipais para trabalharem como Agentes de Desenvolvimento Local, integrando as ações de geração de emprego e renda de três programas estaduais: Programa de Apoio ao Empreendedor Popular, Programa Paranaense de Economia Solidária e Banco Social.
“Acredita-se que a partir das potencialidades locais, dos nichos de mercado de cada município, é que nós podemos promover um desenvolvimento regional e atender à necessidade de geração de novas oportunidades de trabalho, através do fortalecimento e da criação de micro e pequenos empreendimentos, sejam eles individuais ou coletivos”, explica o coordenador de Geração de Emprego e Renda da Secretaria, Aloize Gogola.
Segundo ele, os micro e pequenos empresários devem receber o apoio necessário para que consolidem seu negócio. Para isso, duzentos Agentes de Desenvolvimento Local já foram treinados segundo os conhecimentos do Programa de Estímulo ao Empreender Local, o PROEL.
O curso, que tem carga horária de 40 horas, trata sobre o desenvolvimento de uma série de ações com a finalidade de identificar vazios econômicos nos bairros, distritos ou vilas para o desenvolvimento sustentável dos municípios, despertando pessoas ou grupos que queiram montar ou consolidar pequenos negócios individuais, familiares ou coletivos. Este é apenas o primeiro passo para uma fase de especialização em que os Agentes serão capacitados especificamente nos programas.
Como funciona - De acordo com Gogola, o primeiro passo é a prefeitura interessada aderir ao Sistema Público de Emprego por meio do Escritório Regional da Secretaria a que pertence, informação que pode ser acessada no link Locais de Atendimento no site www.setp.pr.gov.br.
Em seguida, o prefeito deve indicar os servidores que receberão o treinamento. “Esses agentes de modo geral são três, respeitando as particularidades de cada município: um agente de crédito, um agente de apoio ao empreendedorismo popular e um agente de Economia Solidária. Todos atuando de forma integrada e desenvolvendo atividades a partir da proposta de desenvolvimento local”, esclarece.
Os três agentes irão realizar o diagnóstico de potencialidades e recursos da região e elaborar um Plano de Desenvolvimento Local, observando prioridades e definindo estratégias para a evolução do trabalho. Eles serão assessorados por meio da Internet por técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sempre que precisarem e terão também a assistência da Secretaria.
Mais informações sobre os programas que compõe o Sistema e como participar no site da SETP (www.setp.pr.gov.br) ou pelos telefones (41) 3883-2527 ou 33220182.