O governador Roberto Requião assinou decreto instituindo o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia. A sede do órgão, que é vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, será na Estrada da Graciosa, número 4.000.
De acordo com o decreto, compete ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, que será dirigido por um Comitê Gestor, elaborar e executar projetos de agricultura, pecuária e silvicultura e sistemas agroecológicos.
“A instalação deste Centro segue a linha de estabilidade e certificação de qualidade do Paraná exigida pelo governador. O Estado quer ser exemplo em agricultura e ecologia”, afirmou Rogério Carboni, diretor-geral da Casa Civil.
Ainda segundo Carboni, desta forma os agricultores paranaenses terão oportunidades de aprendizado quanto à agricultura orgânica. Ele lembra que no início deste ano o governador Roberto Requião visitou uma feira de produtos orgânicos na Alemanha, a BioFach.
“Na feira, o governador obteve informações para o desenvolvimento de produtos orgânicos no Estado”, relatou. “Os agricultores farão estágios neste Centro e poderão desenvolver novas técnicas em suas produções”, acrecentou Carboni.
Também são de responsabilidade do órgão o apoio à iniciativas educacionais na área do Parque Professor Newton Freire Maia; a promoção e capacitação em agroecologia para técnicos, produtores, consumidores, alunos e professores dos ensinos fundamental e médio; e a realização de cursos de extensão e capacitação para níveis de ensino médio, de graduação e pós-graduação.
Caberá ainda o centro a realização de atividades terapêuticas aos pacientes do Hospital Colônia Adauto Botelho; a colaboração com a profissionalização e inclusão social dos detentos do Departamento Penitenciário; e a avaliação e aprovação de projetos de ensino, pesquisa e extensão em agroecologia.
Governo cria Centro Paranaense de Referência em Agroecologia
Intenção é dar assistência aos agricultores no plantio de produtos orgânicos
Publicação
10/06/2004 - 00:00
10/06/2004 - 00:00
Editoria