Governo constrói 500 pontes no interior do Paraná

Até o final do ano mais 10 pontes serão concluídas pela Secretaria dos Transportes para melhorar a infraestrutura dos municípios
22/10/2010 - 17:10
A Secretaria dos Transportes (SETR) executou 500 pontes em estradas do interior do Paraná desde 2003. Foram investidos pelo Governo do Paraná R$ 13 milhões para a construção de quase 5.000 metros de extensão. A obra é realizada em convênio entre o Governo do Paraná e as prefeituras. Até o final do ano, a Secretaria dos Transportes deve entregar mais 10 pontes.
Pelo contrato, o Estado cede materiais, como vigas, lajotas e guarda-rodas, e as prefeituras executam os aterros e as cabeceiras. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) auxilia na supervisão e na orientação técnica. As obras estão distribuídas em praticamente todo o território paranaense com extensão variando de quatro a 15 metros. A maior parte tem extensão média de 8,5 metros e o prazo para a execução oscila em 180 dias.
“A parceria entre o governo e as prefeituras permite melhorar a infraestrutura local dos municípios, facilitando a acessibilidade dos moradores, o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola”, destaca o chefe do Departamento de Fomento Rodoviário dos Municípios (DFRM), da Secretaria dos Transportes, Jairo Minosso.
RESERVA – Em andamento estão os trabalhos para a execução da ponte de número 500, localizada sobre o Rio Imbaú (Sinha Ana), no município de Reserva. O investimento do Estado é de R$ 35 mil. A nova estrutura de concreto terá 15 metros de extensão para substituir a antiga ponte de madeira. A equipe trabalha na parte de concretagem dos pilares centrais.