Governo conclui moradias do “Casa da Família Rural” em Ângulo

A economia obtida pelo programa chega a 50% quando comparados os custos praticados no mercado
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19/07/2005 - 18:00
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A Cohapar - Companhia de Habitação do Paraná, concluiu nesta terça-feira (19) as 10 unidades do programa “Casa da Família Rural”, em Ângulo, no Norte do estado. Os recursos para a construção das unidades habitacionais são provenientes do convênio entre a Cohapar e o banco Nossa Caixa, de São Paulo, através do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH). O “Casa da Família Rural” foi implantado pelo governo estadual, sob a coordenação da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), em parceria com os movimentos de pequenos agricultores. "A demanda por reforma, ampliação e construção de moradias no meio rural cresceu muito nos últimos anos e estamos priorizando o atendimento aos pequenos agricultores rurais já estabelecidos e vocacionados para a vida no campo", diz o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli. Com base nos dados da Fundação João Pinheiro (MG), o déficit habitacional total no Paraná é de 260.648 domicílios (229.069 urbanos e 31.579 rurais). A maior parte (85,4%) desse déficit é formada por famílias de baixa renda (até três salários-mínimos). O componente mais significativo é a coabitação familiar (53,8%), seguido pelo ônus excessivo por aluguel (25,2%), habitação precária (19,6%) e reposição por depreciação (1,4%), quando as moradias que se deterioram precisam ser reconstruídas. O sistema construtivo utilizado pela Cohapar é o de Gestão Comunitária – premiado este ano pela Associação Brasileira de Cohabs (ABC) – pelo qual a edificação das unidades habitacionais ocorre com a participação efetiva da comunidade. "Os mutuários formam uma associação de moradores, que contrata a Cohapar para prestação de serviços de planejamento, implantação e fiscalização das obras", explica Romanelli, que revelou ainda que, com a medida, a economia obtida pelo sistema chega a 50%, quando são comparados os custos praticados no mercado.