Governo avança na construção da ponte entre Salgado Filho e Pinhal de São Bento

Com investimentos de R$ 87 mil a nova estrutura sobre o Rio Sarandi terá 15 metros de extensão
11/08/2010 - 16:20

Avançam as obras da construção da nova ponte sobre o Rio Sarandi, na divisa dos municípios de Salgado Filho e Pinhal de São Bento, no Oeste do Paraná. O Governo do Paraná investe R$ 87 mil na execução dos serviços para facilitar o acesso da população entre as localidades. A previsão é de que a estrutura, de 15 metros de extensão, seja concluída até o final de setembro.
A ponte integra o convênio entre o Departamento de Fomento Rodoviário dos Municípios (DFRM), da Secretaria dos Transportes, e a prefeitura de Salgado Filho. Jairo Minosso, do DFRM, explica que as vigas já foram transportadas para serem instaladas no local, e a próxima etapa será a concretagem da obra.
“A obra está com uma evolução rápida e, se não houver nenhuma complicação climática como as chuvas, por exemplo, a população terá acesso seguro nesta estrada rural antes do previsto. A ligação facilitará os serviços básicos de transporte, saúde e educação”, disse Jairo.
Pelo contrato, o prazo é de 180 dias para a conclusão da obra, cabendo ao Governo ceder o material (vigas, lajotas e guarda-rodas) e a prefeitura executar os aterros e as cabeceiras. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) auxilia na supervisão e na orientação técnica.
Seguindo o planejamento da Secretaria dos Transportes, mais três pontes serão construídas no Oeste do Estado: uma ponte em Flor da Serra do Sul sobre o Rio São Roque, outra no município de Verê sobre o rio Tigre e a outra estrutura em Planalto sobre o rio Siemens, na Linha Bonifácio.
Desde 2003, a Secretaria dos Transportes realiza através do DER um programa de produção de material para a construção de pontes em vias rurais municipais.