Governo apresenta programação da Semana Nacional de Trânsito

Evento este ano tem como tema “Cinto de segurança e cadeirinha”
17/09/2010 - 18:00
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) participa a partir deste sábado (18) da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “Cinto de segurança e cadeirinha”.
Até o próximo sábado (25), as seis Escolas de Trânsito do Paraná desenvolvem atividades para alertar motoristas e passageiros sobre a importância de usar as cadeirinhas para crianças e o cinto de segurança inclusive por quem viaja no banco traseiro. As orientações também visam crianças, pedestres e ciclistas.
Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito responsável pela Escola de Trânsito em Curitiba, Maria Lúcia Kutianski, o DER trabalha há 35 anos na educação voltada para segurança no trânsito.
“O trabalho das escolas é contínuo, de março a dezembro. Constantemente, são desenvolvidos ações e projetos aliando trânsito, segurança e educação, com objetivo de reduzir a mortalidade e melhorar a convivência no trânsito”, disse.
PROGRAMAÇÃO — Em Curitiba, a Semana começa na segunda-feira (20) com o curso de educação de trânsito na Escola Municipal Madre Maria dos Anjos. No local, serão distribuídos materiais educativos, com atendimento ao público.
No dia 21, pela manhã, o “Projeto eu uso a cadeirinha” será apresentado na Escola Sagrado Coração de Jesus. À tarde, o curso de educação para o trânsito atenderá alunos da Escola Professor Floresvaldo Meres de Creddo.
Dia 22, alunos da educação especial da Escola Maria Clara, em Campina Grande do Sul, receber as instruções do “Projeto eu uso a cadeirinha”. No dia 23, uma blitz educativa, realizada em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária, orienta motoristas na PR-418. Na sexta-feira (24), o curso de educação no trânsito será ministrado na Escola Municipal Rio Negro.
Em Cascavel, estudantes irão assistir a uma peça de teatro sobre segurança no trânsito. salunos receberão orientações através de representações teatrais. A peça “Entrando mais uma vez em Apuros no Trânsito” será encenada, respectivamente, nos dias 20, 22 e 23, nas escolas municipais Mário Pimentel Camargo, Pofessora Dilair Silvério Fogaça e Luiz Vianey Pereira.
Cursos e materiais explicativos sobre o uso dos equipamentos de segurança nos veículos serão levados aos da Escola Municipal Romilda Ludwig Wiebbeling (dia 21), Escola Rio Branco (21), Colégio César Lattes, em Tupãssi (22 e 23), Escola Carlos Drummond de Andrade, também em Tupãssi ((22 e 23), e Escola Municipal Irene Rickli (23).
Em Francisco Beltrão, participam da Semana alunos do ensino fundamental e da educação infantil dos colégios Nossa Sra. de Fátima, Prof. Maria Basso Dellani, Frei Deodato, Caic Recanto Feliz, Prof. Rubéns Amélio Bonatto, Prof. Maria Helena Vandresen, Prof Pedro Algeri. O curso “Vivendo e Aprendendo!” será apresentando nos colégios Adventista, Nossa Senhora da Glória e Mundo da Criança.
A Escola de Trânsito de Londrina vai conscientizar a população com exposição da cadeira de simulação do cinto de segurança e da cadeirinha infantial no sábado (18), das 8 às 18 horas, no Armazém da Moda, e na sexta-feira (24), no mesmo horário, no supermercado Muffato da Rua Brasil. Uma palestra dirigida os pais está marcada para quarta-feira (22), às 18 horas, na escola Ciepe.
A Escola de Maringá marcou atividades pedagógicas para os dias 18, 22 e 25, no Centro de Convivência Comunitária. No dia 20, as orientações serão levadas aos alunos das 4.as séries da Escola Rosa Palmas Planas. No dia 21, crianças do pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Deus Menino, em Astorga. Dia 23, atividade pedagógica na ONG Casa da Criança. No dia 24, uma atividade educativa de formação de professores está marcada para a Casa de Cultura de Engenheiro Beltrão.
Em Ponta Grossa, a programação começa no final de semana com uma participação da Escola do DER na Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Efapi). Nos dias 18 e 19, das 13 às 22 horas, explanações sobre o uso das cadeirinhas nos veículos serão feitas no estande do Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
O projeto “Papai corujão, mamãe corujinha, usa a cadeirinha” será apresentado nos colégios Sagrada Família, Santa Terezinha, Sant'Ana e Integração. Haverá blitze educativas nos dias 20 a 24, nas regiões de Furnas, Piraí do Sul e na cidade de Ponta Grossa.
CADEIRINHAS – Durante a Semana Nacional de Trânsito, a Escola de Trânsito do DER em Curitiba reforçará campanha iniciada em agosto com instruções para a colocação correta das cadeirinhas nos veículos. Os pais ou responsáveis podem procurar os profissionais das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17 horas. A Escola fica na Avenida Monteiro Tourinho, 1.432, Atuba. O telefone é (41) 3356 2155.
Em setembro, entrou em vigor a norma que está disposta na resolução 277/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a utilização de equipamentos de segurança no transporte de crianças de até dez anos.
Pela lei, as crianças de até um ano deverão ser transportadas no bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinha e crianças de quatro a sete anos e meio em assento de elevação. Já as crianças de até dez anos devem ser transportadas no banco traseiro, com cinto de segurança.
A desobediência será penalizada com multa de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de retenção do veículo até a regularização.
Mais informações:
Curitiba: Maria Lúcia Kutianski (41) 3356 2155