Governo apresenta obras e ações a cinco municípios da Grande Curitiba

O governo do Estado investiu R$ 265 milhões para a realização de 1.547 obras e ações em Doutor Ulysses, Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Almirante Tamandaré desde 2003
Publicação
17/06/2010 - 11:20

Coordenadores e técnicos de empresas e órgãos públicos do Estado apresentaram na quarta-feira (16), a líderes municipais e representantes da sociedade civil organizada de Doutor Ulysses, Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Almirante Tamandaré, as obras e ações realizadas e em andamento nos municípios, desde 2003. Também foram debatidos os avanços e desafios para a implantação das políticas públicas. O encontro foi realizado no Centro de Convenções Edson Dalke, em Almirante Tamandaré.
Segundo o coordenador do Escritório Regional do Paranacidade de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Geraldo Luiz Farias, nos últimos sete anos e meio o governo do Estado investiu R$ 265 milhões para a realização de 1.547 obras e ações nos cinco municípios, nas áreas da saúde, educação, geração de emprego e renda, cultura, desenvolvimento urbano, transportes, agricultura, meio ambiente e em políticas sociais. "Esta administração buscou e está buscando desenvolver uma parceria efetiva com as prefeituras e sua população", ressaltou.
O coordenador da Rede de Governo, Erivelto Luiz Silveira, contou que esta foi a segunda reunião realizada na Grande Curitiba e que as assembleias estão ocorrendo em todas as macrorregiões do Estado. "Não queremos deixar nenhum município fora desta ação. É uma satisfação que o governo do Estado está dando ao cidadão paranaense", disse. O primeiro evento foi realizado no último dia 14 e reuniu representantes dos municípios de Campo Magro, Campo Largo e Balsa Nova. Outras cinco reuniões serão promovidas até o fim deste mês.
Para o coordenador-geral da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Alcidino Bittencourt Pereira, as audiências públicas e assembleias vão além das exigências técnicas e legais. "Problemas existem, mas apesar disso é uma prática que vale a pena ser consolidada e sistematizada", afirmou.
"Notamos que, hoje, a comunidade está mais interessada em obter estas informações, e as instituições do governo estão preparadas não só para dar uma resposta à sociedade, como também, por meio deste debate, ter um levantamento preciso e poder avaliar melhor as necessidades da população", completou Silveira.
Integração - Para o prefeito de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski, o encontro auxilia a resolução dos problemas e desafios nas áreas social e de infraestrutura nas cidades. "Esta troca de experiência entre os gestores municipais, a comunidade e técnicos do Estado são fundamentais para a adequação e elaboração de novas políticas públicas e, até mesmo, para a definição de novas prioridades", afirmou.
"O povo tem o direito de cobrar, mas deve também comparar o que foi feito nas gestões anteriores com as obras e projetos que estão sendo realizados hoje. São quase oito anos de trabalho e tem muita coisa que o povo não lembra mais que foi feito. Por isso é importante que esta ação seja repetida várias vezes", disse o prefeito de Itaperuçu, José Castro de França (Saruva).
Para a professora e documentadora escolar de Rio Branco do Sul, Vera Lúcia Pereira, a ação ajuda a população a conhecer o que foi feito e sugerir intervenções a partir da realidade de cada município. "Esta forma de participação, onde o povo ouve e tem o poder da palavra, é extremamente importante para a efetivação da democracia no país e na nossa cidade", ressaltou.

GALERIA DE IMAGENS