Governo aplicou R$ 6,3 bilhões na Região Metropolitana de Curitiba

Coordenador-geral da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Alcidino Bittencourt Pereira, participou da prestação de contas da Rede de Governo
23/06/2010 - 14:40

O Governo do Estado investiu R$ 6,3 bilhões para a realização de 17.732 obras e ações na Região Metropolitana de Curitiba, desde 2003. A informação foi dada pelo coordenador-geral da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Alcidino Bittencourt Pereira, nesta terça-feira (22), na quarta assembleia de prestação de contas da Rede de Governo. O encontro reuniu técnicos de órgãos públicos estaduais, líderes municipais e representantes da sociedade civil organizada de Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Piraquara e Pinhais.
Melhorias dos indicadores sociais, na educação e na infraestrutura urbana e viária foram apontados por Pereira como os principais avanços da região nos últimos sete anos e meio. “Isto está sendo possível porque o Paraná, a exemplo do Governo Federal, optou por investir em políticas sociais, em vez de atender as grandes corporações”, afirmou.
Pereira disse que estas políticas, aliadas a outros subsídios, como a desoneração fiscal para produtos populares, geraram milhões de novos empregos com carteira assinada, além de fortalecer o mercado interno. “São acertos na política macroeconômica que se tornam referência para os Estados. Isto extrapola a simples melhoria pontual, dando perenidade às ações governamentais”, disse.
No Paraná, a destinação dos recursos estaduais à RMC se concentra na área de indústria e comércio, com aportes da ordem de R$ 1,6 bilhão, e na área dos transportes, com a recuperação de rodovias, que somam R$ 1,08 bilhão. Importantes investimentos também foram realizados na educação (R$ 944 milhões), nos níveis fundamental, médio e superior; na saúde (R$ 640 milhões) e em saneamento básico (R$ 566 milhões), com a ampliação de redes coletoras e sistemas de esgotamento sanitário.
Para Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Pinhais e Piraquara, o Governo do Estado destinou R$ 454 milhões, em financiamentos ou repasses, para a realização de 1.506 obras e ações, em andamento ou concluídas, em áreas como educação, segurança, transporte, meio-ambiente, agricultura, habitação e saneamento.
Segundo Pereira, a apresentação destes dados em reuniões regulares com a população permite com que ela avalie melhor os impactos da aplicação das políticas públicas na sua cidade. “Esta prestação de contas deveria ser uma obrigação constitucional, uma vez que se trata de dinheiro público. As pessoas não estão acostumadas a receber críticas, mas apenas desta forma é possível constatar os avanços e desafios para o desenvolvimento das cidades”, ressaltou.
A Rede de Governo já realizou encontros junto aos municípios de Campo Largo, Campo Magro e Balsa Nova (14), de Doutor Ulysses, Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Almirante Tamandaré (16) e de São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Tijucas do Sul e Agudos do Sul (21). As próximas assembleias vão reunir gestores municipais e moradores de Lapa, Araucária, Quitandinha e Contenda (23), Adrianópolis, Tunas do Paraná, Bocaiúva do Sul e Colombo (24) e de Curitiba (28).