Os governadores Roberto Requião (PR), Yeda Crusius (RS) e Luiz Henrique da Silveira (SC) criaram nesta sexta-feira (4), na cidade gaúcha de Esteio, a Companhia de Desenvolvimento do Sul. O órgão vai permitir a criação de projetos estruturais importantes para os estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).
Segundo o governador do Paraná, nesta primeira fase a Companhia funcionará nas sedes estaduais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O objetivo é reduzir custos com mão-de-obra e espaços físicos e focar em ações conjuntas necessárias para o desenvolvimento da Região.
“No seu funcionamento inicial este órgão terá uma estrutura diretiva e operacional enxuta e de baixo custo. Ao longo do tempo serão feitos os ajustes necessários para que o projeto seja ampliado”, explicou Roberto Requião.
De acordo com ele, uma proposta para a criação da Companhia será enviada para as Assembléias Legislativas e cada Estado terá um representante para tratar das ações do órgão. As decisões sobre os projetos que devem ser executados serão dos próprios governadores integrantes do Codesul.
OBRAS - Para a governadora riograndense Yeda Crusius, a instituição é uma ferramenta relevante para garantir a realização de obras de infraestrutura, necessárias para permitir que a região seja mais competitiva. A líder gaúcha destacou que a Companhia tem, também, a missão de garantir mais recursos federais para os estados do Codesul.
“Já são penalizados por não termos um instrumento patrocinado pela União, como dispõem outras regiões do país, que têm recebido expressivas somas do orçamento federal. Estudos mostram que o Rio Grande do Sul teve a maior queda de participação no Produto Interno Bruto (PIB), passou de 8,1% para 6,6% entre 1990 e 2006”, destacou ela.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, lembrou que o órgão pode ajudar na elaboração de projetos portuários, rodoviários, de comunicação e ligados à energia e saneamento.
“Podemos diagnosticar soluções para problemas comuns que enfrentamos hoje. Preparados, poderemos responder melhor às enchentes, estiagem e outras situações que exigem medidas corretivas rápidas e eficazes”, disse.
Devido a problemas de agenda, o governador do Mato Grosso do Sul, André Pucinelli, não pode comparecer ao encontro. Ele foi representado pela secretária de Estudo de Desenvolvimento Agrário, Tereza Cristina da Costa Dias.
Governadores do Codesul criam Companhia de Desenvolvimento do Sul
Segundo informou o governador Roberto Requião nesta sexta-feira (4) em Esteio (RS), nesta primeira fase a Companhia funcionará nas sedes estaduais do BRDE
Publicação
04/09/2009 - 15:20
04/09/2009 - 15:20
Editoria