O governador Roberto Requião assinou, nesta quinta-feira (04), o repasse de mais de R$ 100 mil em equipamentos destinados ao atendimento de gestantes e bebês para o Hospital Doutor Feitosa, de Telêmaco Borba, que faz parte da rede de 40 hospitais em atendimento a gestação de alto risco no Estado do Paraná. “Os equipamentos são cedidos no regime de comodato, e a contrapartida do hospital vem na forma do atendimento as gestantes através do SUS”, explicou o governador.
Para o secretário Cláudio Xavier, com mais esta ação, o Paraná confirma a sua preocupação em garantir a qualidade de vida e o acesso à saúde da população, reduzindo os índices de mortalidade materna. Em todo o Estado foram investidos mais de R$ 7 milhões em equipamentos para todas as regiões do Paraná. “O Paraná tem o que comemorar neste dia nacional da Saúde – 5 de agosto – com a participação do Governo em áreas que não se fazia presente”, salientou o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
O chefe da 21.ª Regional de Saúde, Gilberto Stremel, acredita que com estes equipamentos será possível melhorar o atendimento na região. Mais de 170 mil habitantes dos sete municípios da 21.ª Regional de Saúde com sede em Telêmaco Borba serão beneficiados. A região possui 50.652 mulheres em idade fértil.
Entre os equipamentos estão: berço aquecido para recém-nascido, oxímetros de pulso, aspirador de secreções, incubadoras, respirador pulmonar para recém nascidos, raio-x portátil, laringoscópio infantil, cardiotocógrafo, entre outros. “Agora a qualidade de atendimento para gestantes e recém-nascidos de alto risco será melhorada e vamos poder oferecer um serviço cada vez mais com qualidade, inclusive salvando vidas”, disse Stremel.