Governador recebe estudo que projeta cenário da indústria automotiva até 2020

“Cenários da Indústria Automotiva: Região Metropolitana de Curitiba 2020”, foi elaborado pela Fiep
Publicação
11/08/2010 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti recebeu nesta quarta-feira (11), no Palácio das Araucárias, uma comissão de empresários e representantes da indústria automobilística liderada pelo presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.
Os empresários entregaram ao governador um exemplar do estudo “Cenários da Indústria Automotiva: Região Metropolitana de Curitiba 2020”, elaborado pela Fiep com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do governo federal.
O volume é fruto de aproximadamente um ano de pesquisa realizada pelo Observatório de Desenvolvimento Industrial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculado à Fiep. Ele reúne a participação de 125 empresas e instituições do setor que, ao analisarem 23 variáveis possíveis para o setor, contribuíram para construção dos cenários provável e desejável para 2020.
A comitiva também pediu ao governador apoio para o desenvolvimento do setor no Paraná. Atualmente, o Estado é o terceiro principal pólo automobilístico do País, com 11,3% da produção nacional. Está atrás de São Paulo (40,8% do total da produção) e Rio Grande do Sul (15,9%), mas à frente de Santa Catarina (8,9%) e Minas Gerais (8,5%).
“O setor automotivo, como outros da economia paranaense, precisa passar por uma reengenharia. Essa é a primeira conversa, mas haverá outras, para tratar por exemplo de aspectos tributários”, afirmou Pessuti. “Além disso, estamos tomando medidas para incentivar nossa indústria, como a elaboração do anteprojeto da Lei de Inovação Tecnológica”, lembrou.
“A indústria automobilística é fundamental para nosso desenvolvimento, mas perdeu algum espaço para outros estados. Por isso, é preciso que façamos algo para incrementar a geração de empregos e de renda. Para isso, a Secretaria do Planejamento está elaborando um Plano de Desenvolvimento da Produção”, disse o governador.
O setor automotivo instalou-se no Paraná na década de 1970, com a chegada à Cidade Industrial de Curitiba de empresas como Volvo, New Holland e Bosch. Atualmente, o segmento reúne 422 empresas, emprega 35.818 pessoas e movimenta R$ 16,9 bilhões por ano em vendas, informou Marino Rodilha, gerente-geral de recursos humanos da Renault.
“Trata-se de um setor fundamental na indústria paranaense. Por isso, o governador decidiu criar esse grupo de trabalho para analisar as sugestões dos empresários”, falou Rocha Loures.
Também participaram da reunião os secretários Heron Arzua (Fazenda), José Maria Correia (Assuntos Estratégicos) e André Pegorer (chefe de gabinete do governador), além do vice-presidente da Renault no Brasil, Alain Tissier, além de representantes da Secretaria do Planejamento, da Fiep e das empresas.

GALERIA DE IMAGENS