Governador participa do aniversário de 40 anos da Coamo

Cooperativa agropecuária é a maior da América Latina, nesse ramo, e exportou neste ano R$ 800 milhões
Publicação
26/11/2010 - 16:34
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti participou, nesta sexta-feira (26), em Campo Mourão, do aniversário de 40 anos da Coamo, a maior cooperativa agropecuária da América Latina. “Somos parceiros no Porto de Paranaguá, nas rodovias, na Secretaria da Fazenda – para buscar alternativas tributárias diante da guerra fiscal – parceiros no BRDE e também na Secretaria de Agricultura e Abastecimento”, enumerou o Orlando Pessuti.
“A Coamo é um orgulho para a região do Vale do Piquiri, para o Paraná, para o Brasil”, declarou Pessuti. Segundo dados divulgados pelo presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, apenas neste ano, o montante exportado pela cooperativa já atingiu R$ 800 milhões.
A participação da Coamo na produção agrícola é significativa tanto na esfera estadual quanto na nacional. O secretário de Agricultura, Ericson Chandoha, explicou que 3,8% dos grãos produzidos no Brasil são colhidos nas propriedades da Coamo. “O Paraná é o maior produtor de grãos, só com 2,3% do território nacional, e ela (a Coamo) produz quase 20% do total”, afirmou Chandoha.
DESENVOLVIMENTO – O secretário avaliou que a Coamo se desenvolveu mais que outras cooperativas porque, além da capacidade empreendedora dos fundadores, teve o apoio do Governo. “Sempre fomos parceiros, tanto na implantação de programas quanto na disponibilidade de profissionais das ciências agronômicas”, disse Ericson Chandoha.
O presidente da Coamo, José Aroldo Galassini, destacou a trajetória da Coamo e avaliou que o sucesso da entidade se deve ao trabalho dos cooperados e dos funcionários.

GALERIA DE IMAGENS