Governador participa da troca do subcomando da Polícia Militar

Novo comandante do Estado Maior vai trabalhar em projetos, alguns que aguardam aprovação da Assembleia Legislativa
Publicação
04/08/2010 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti participou da troca de comando do Estado Maior da Polícia Militar (subcomando), realizada no Quartel do Comando Geral, na tarde de terça-feira (03), em Curitiba. O coronel Mauro Pirolo substitui o coronel Isaías de Farias, que segue para a reserva remunerada. “Pirolo assume um dos mais importantes postos da corporação”, afirma Pessuti.
O secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, diz que o novo subcomandante vai dar continuidade ao trabalho do coronel Farias, e trabalhar em conjunto com o comando-geral, para que a polícia militar possa atender sempre melhor a população. “É um posto muito importante já que responde pelo comando na ausência do comandante-geral”, explica Serpa.
O comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, ressalta que Farias exerceu um fundamental papel na PM e Pirolo terá a missão de transformar os projetos em realidade. Os principais são a Lei de Organização Básica e a nova lei de fixação de efetivo. “A fixação tem como sustentação 24 projetos estruturantes da PM, em todo o estado”, informou. “Além disso, estamos trabalhando em outros projetos que melhoram a dinâmica do ensino na corporação, sem ônus para o Estado”.
O governador explicou que as propostas para criação de novas estruturas na Polícia Militar já foram encaminhadas à Assembleia Legislativa, e dependem da aprovação dos deputados. “Propomos a criação de novas companhias, batalhões e unidades tanto para a PM quanto para o Corpo de Bombeiros. Com isso nós vamos levar uma segurança pública mais forte e mais presente em todas as regiões do estado”.
Para o secretário da Segurança Pública, essa reestruturação trará grandes mudanças para a corporação. “A criação de novas unidades, com aumento de efetivo, resultará em melhor articulação da Polícia Militar em todo o estado para oferecer melhor segurança a todos os paranaenses”, disse.
Farias participou ativamente dos projetos de reestruturação da PM. “Essa mudança é institucional. Assessorei o coronel Rodrigo nos estudos e nas buscas de atualização da legislação da PM. Coronel Pirolo, com seu conhecimento jurídico, vai contribuir da mesma forma para continuarmos com esse crescimento e melhoria da qualidade de vida dos policiais militares, e do serviço oferecido à comunidade paranaense”, afirmou Farias. O novo subcomandante, coronel Pirolo está na corporação há mais de 34 anos, e atuava na Diretoria de Ensino da PM.
REESTRUTURAÇÃO – A proposta de reestruturação da PM propõe, por exemplo, a criação de Macrorregiões, espécie de comando intermediário (desmembramento do Comando do Policiamento do Interior). Além disso, as mensagens prevêem a criação da Companhia Independente de Irati, Arapongas e Ivaiporã; a criação de Batalhões em Francisco Beltrão e, na Região Metropolitana de Curitiba, e do Batalhão de Eventos em Curitiba. Também está prevista a transformação da Companhia de Polícia de Choque em Batalhão.
Outra expectativa de muito tempo é a Corregedoria da Polícia Militar e, na área do Bombeiro Militar, também haverá, se aprovadas as mensagens, a criação de grupamentos regionais em Paranaguá, Curitiba, Pato Branco e Francisco Beltrão. Companhias também devem ser criadas em Sarandi, Prudentópolis, Guaíra e Cambé. Entre as ações previstas, também estão ações na área da Defesa Civil.

GALERIA DE IMAGENS