Governador participa da posse da nova diretora do Colégio Estadual do Paraná

Tânia Maria Acco é a primeira diretora da instituição escolhida por meio de votação democrática, processo reivindicado há anos e iniciado por Orlando Pessuti quando assumiu o cargo
Publicação
30/09/2010 - 09:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Foi empossada nesta quarta-feira (29) a primeira diretora do Colégio Estadual do Paraná escolhida por meio de uma votação democrática. Tânia Maria Acco foi eleita na votação ocorrida no dia 14, que teve a participação de cinco mil alunos, funcionários, professores e pais. A posse aconteceu em cerimônia realizada no Salão Nobre do Colégio, com a participação do governador Orlando Pessutti e da secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde.
O processo democrático era uma reivindicação antiga da instituição, e era impedido legalmente por ser órgão de gestão especial, com autonomia e orçamento próprios, como uma autarquia. Quando assumiu o cargo de governador, Orlando Pessutti anunciou que iniciaria o processo para a mudança, o que se concretizou no dia 10 de maio.
“A liberdade é o maior prêmio do processo democrático. É um prazer ver a democracia sendo construída por esses jovens que, como eu, antes deles, participam ativamente da construção de um mundo melhor. Este é o primeiro passo na direção certa”, afirmou o governador.
Segundo a secretária Yvelise, a Conferência Nacional de Educação, realizada em Brasília no final de março, destacou a importância da realização de eleições diretas em todas as escolas públicas e ressaltou o valor da luta pela democracia. “Muitas vezes os alunos estiveram na Secretaria de Educação pedindo novidades sobre o processo. Foi uma luta muito ética e esta história de avanço ficará marcada”.
Na cerimônia, a nova diretora agradeceu ao governador por manter sua palavra e afirmou que o clima do colégio já está diferente, pois os alunos estão aprendendo na prática o que é lutar pela liberdade democrática. “Obrigado governador por acreditar e concretizar este sonho de tantos anos. Por amor ao Colégio Estadual do Paraná lutamos infatigavelmente por este momento”,destacou Tânia.

GALERIA DE IMAGENS