Governador participa da inauguração de abatedouro de aves no Sudoeste

O novo frigorífico da Coasul, em São João, pode abater 160 mil frangos/dia e vai gerar perto de 600 empregos diretos e 1,2 mil indiretos
12/11/2010 - 20:40

O governador Orlando Pessuti participou nesta sexta-feira (12), no município de São João, na região Sudoeste do Paraná, da solenidade de inauguração do abatedouro de aves da Coasul – Cooperativa Agroindustrial, considerada uma das mais importantes empresas do setor no Sul do País, com mais de 4,4 mil cooperados.
O novo frigorífico tem capacidade para abater 160 mil frangos/dia e vai gerar perto de 600 empregos diretos e 1,2 mil indiretos. A Coasul já tem mais de mil pessoas cadastradas e treinadas para atuar no abatedouro que, a partir de janeiro de 2011, já estará exportando para o mercado asiático mais da metade de sua produção.
Pessuti disse que o governo do Estado foi o avalista para que o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul liberasse R$ 70 milhões para a construção do abatedouro e outros R$ 16 milhões para financiar a construção de aviários. “Esta é uma obra fantástica para São João e outros 20 municípios da região”, destacou.
O governador disse ainda o abatedouro é uma obra que vai beneficiar a todos os paranaenses e brasileiros, porque no empreendimento serão gerados empregos, renda e desenvolvimento. “Fico feliz porque o governo do Paraná, através do BRDE, financiou esta obra”, afirmou Pessuti.
PARCERIA - O governador foi aplaudido pelos 2 mil agricultores presentes à solenidade ao anunciar que a Secretaria dos Transportes e o DER investem na construção da terceira pista, no trecho que liga o município de São João ao novo complexo industrial da Coasul.
“Além disso, a Copel assegura o fornecimento de energia elétrica. A Secretaria da Agricultura e a Emater dão atendimento e assistência aos agricultores. Temos ainda o Porto de Paranaguá, local por onde serão exportados os frangos e subprodutos. É a presença importante do governo do Paraná ao lado da Coasul e dos agricultores do Sudoeste”.
O presidente da Coasul, Paulino Fachin, disse que a construção do abatedouro marca o início de um novo desafio. “É preciso que todos os cooperados, funcionários e a população em geral, que hoje está sendo beneficiada pelo projeto, estejam unidos para enfrentar as dificuldades que certamente vão aparecer pelo caminho. Se a Coasul está bem hoje é porque sempre tivemos cooperados e diretores otimistas que, quando enfrentam dificuldade, não esmorecem. O agricultor por si só é um guerreiro. Temos certeza que vamos crescer, porque temos aqui um frigorífico moderno. Não existe construído ou em construção um frigorífico tão moderno como o nosso”.
O prefeito Clovis Cucoloto fez questão de lembrar os agricultores que, há 41 anos, constituíram a Coasul, hoje considerada uma das principais cooperativas da região Sul do Brasil. “Estes pioneiros trabalharam como empreendedores, mesmo não sabendo na época o significado da palavra. Mas tiveram um ato de coragem de fazer a transformação da cooperativa e consequentemente da agricultura da nossa região”.
Cucoloto acrescentou que os pioneiros nem sonhavam como o empreendimento. “O abatedouro é orgulho para todos nós. Quero também homenagear os diretores da Coasul pela competência porque para administrar o volume de dinheiro que a cooperativa movimenta é preciso sim conhecimento e muita responsabilidade”.
O diretor de Planejamento do BRDE, Wilson Portes, revelou que a partir de agora o banco de desenvolvimento volta suas atenções para o financiamento de aviários. “Na verdade, o banco já investiu R$ 70 milhões na parte industrial – os outros R$ 80 milhões foram bancados pelo BNDES – e agora estamos liberando R$ 16 milhões para a construção dos aviários por determinação do governador Orlando Pessuti. Portanto, este é o esforço do BRDE para que a Coasul pudesse construir este abatedouro de aves”.
A solenidade de inauguração contou ainda com a presença do senador Cacildo Maldaner, representando o BNDES; do presidente da Ocepar, João Paulo Koslowski; do vice-presidente da Coasul, Jacir Scalvi; do superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho; e dos deputados Moacir Micheleto, Nereu Moura, Agostinho Zucchi e Luiz Fernandes Litro.