Governador participa da festa do Boi no Rolete nos 50 anos de Marechal Cândido Rondon

A economia local amplia-se em áreas como confecção e indústria moveleira, além de fábricas de componentes de veículos e autopeças e o turismo, em função da proximidade a Itaipu.
25/07/2010 - 17:00

O governador Orlando Pessuti participou neste domingo (25), em Marechal Cândido Rondon, da 31ª edição da Festa Nacional do Boi Rolete, principal atração da Expo Rondon (Feira da Indústria e Comércio) 2010. A exposição, que começou nesta quinta-feira (22), marca os 50 anos de emancipação política e administrativa do município e reuniu cerca de 60 mil pessoas nos quatro dias do evento.
“O povo do Paraná é trabalhador e esta região é uma das que mais produz e contribui para o desenvolvimento do Estado. Esse evento é a recompensa e celebração de todo este esforço das pessoas que moram e geram riquezas para a cidade para promover melhores condições de vida a toda população, por meio da criação de empregos e renda. Esse é o maior evento gastronômico do país”, destacou o governador.
Pessuti também citou algumas das ações em andamento e realizadas pelo Governo do Estado na região, como a construção de quadras esportivas cobertas, escolas municipais e estaduais e centros de referência em assistência social, centros da juventude e o programa de recuperação asfáltica de vias urbanas. “O Paraná é um grande canteiro de obras neste momento”, ressaltou.
O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Luiz Froehlich, disse que o evento tem o objetivo de mostrar aos empresários e produtores o avanço na qualidade dos alimentos e produtos da cidade e da região. “O alimento de hoje agrega mais qualidade e melhores condições de higiene, tanto no campo, quanto na indústria”, explicou.
Froehlich disse ainda que, embora a vocação de município esteja atrelada ao agronegócio, pesados investimentos estão sendo feitos na área da indústria e do turismo. “Estamos avançando em áreas como a confecção e a indústria moveleira. Temos também fábricas de componentes de veículos e autopeças e o turismo, já que estamos próximos a Itaipu. São oportunidades enormes as quais precisamos agregar valor”, afirmou.
Durante a cerimônia, também foi prestada homenagem ao primeiro assador do boi no rolete, de Marechal Cândido Rondon, Ariovaldo Bier, que recebeu uma placa de reconhecimento e um cinto de couro.
PREMIAÇÃO - Prato típico do município, a quantidade de bois assados no rolete é proporcional à idade que a cidade completa, sendo comemorada, desta forma, desde 1978. Por isso, neste ano, 50 bois foram assados, um em cada estande, numa quantidade recorde para o país. Os participantes concorreram nas categorias ornamentação e sabor e a premiação, troféu mais um boi de 200 quilos (1º lugar), vale de 100 litros de chopp (2º lugar) e de 50 litros de chopp (3º lugar), foi entregue pelo governador aos vencedores.
Na categoria ornamentação, o primeiro lugar ficou com o estande Rimawa/Ruzza, seguidas dos das empresas Rondotec (2º lugar) e Afussae (3º lugar). Na categoria sabor, os premiados foram Sicredi (1º lugar), Turma do Chimarrão (2ºlugar) e Copagril (3º lugar).
Além da festa do Boi no Rolete, os visitantes puderam conferir, nos quatro dias do evento, exposições comerciais, industriais e agropecuárias de 200 produtores e empresas da cidade e da região, além de apresentações culturais de música e dança, atrações circenses, de teatro e mágica, shows artísticos e rodeios.