Governador participa da cerimônia de posse do novo bispo de Jacarezinho

Durante a solenidade, Pessuti destacou que, no curto período a frente do governo, sempre buscou se aproximar das igrejas cristãs.
10/10/2010 - 16:20

O governador Orlando Pessuti participou neste domingo (10), na Catedral Imaculada Conceição, em Jacarezinho, da cerimônia de posse de dom Antônio Braz Benevente, novo bispo da Diocese de Jacarezinho.
Dom Antônio Benevente é o sétimo bispo da diocese e substitui dom Fernando José Penteado, que se aposentou, tornado-se bispo emérito da diocese de Jacarezinho, instalada há 84 anos. A cerimônia de Ordenação Episcopal de dom Antonio Braz Benevente aconteceu no dia 7 de setembro, no ginásio Marista Diocesano, em Uberaba (MG), com a presença de mais de 2 mil fiéis, sendo que entre os três bispos consagrantes estava dom Fernando Penteado.
Para o governador Pessuti, a presença do novo bispo gera uma enorme expectativa de ele que possa fazer um trabalho tão bom e até melhor que dom Fernando Penteado, que foi ao longo dos últimos anos um dos principais lideres das causas e reivindicações no Norte Pioneiro. “ Por isso, fiz questão de vir a esta cerimônia, já que dom Fernando foi um parceiro nosso e queremos estabelecer a mesma parceria de amizade e trabalho com dom Antônio Braz, com o qual teremos um trabalho longo e árduo pela frente em favor de Jacarezinho e região”, disse.
Pessuti fez questão de destacar que, no curto período a frente do governo, sempre buscou se aproximar das igrejas cristãs. “Eu por natureza de vida tenho que estar ligado a igreja cristã. Minha mãe era do apostolado da oração e meu pai era da Congregação Mariana. Portanto, cresci na Igreja Católica, fui batizado e crismado. Fiz parte do coral da Igreja Nossa Senhora do Rocio, em Jardim Alegre. Fiz parte do movimento universitário cristão, conduzido pelo saudoso padre Gustavo Pereira na Igreja do Rosário, em Curitiba. Tenho realmente este sentimento de fé cristã dentro de mim e participo sempre que posso de todos os atos e eventos da nossa igreja. E, com os bispos do Paraná, tenho uma relação de amizade e confiança. Já me reuni diversas vezes com eles, na expectativa de juntos construirmos um trabalho voltado aos interesses da população mais carente”, ressaltou Pessuti.
A cerimônia de posse, acompanhada pelo governador Pessuti, teve a frente o padre Antonio Carlos Pinheiro. Um grupo musical organizado pelos seminaristas da Teologia e Filosofia com a presença de alguns leigos convidados animou a celebração, que contou com cerca de 2,5 mil fiéis de 42 paróquias, além de 65 padres e uma caravana da Arquidiocese de Uberaba, cidade de origem do novo bispo.
O prefeito de Siqueira Campos, Luiz Antonio, saudou o novo bispo em nome dos prefeitos da Amunorpi – Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, enquanto que a prefeita Tina Tonetti entregou a “chave da cidade de Jacarezinho” à dom Antônio Braz, simbolizando a sede da diocese.
NOVO BISPO – Dom Antônio Braz Benevente cursou filosofia no Seminário Maior de São Carlos e teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Ordenado padre para a Arquidiocese de Uberaba em 7 de dezembro de 1985, foi pároco em Santo Antonio de Planura (1985 a 1991), Santa Luzia (1991 a 1996) e São Geraldo (1996 a 1998), Nossa Senhora do Carmo em Frutal (1998) e São Benedito, em Uberaba, desde 2000.
Além destas funções, foi professor de História de Israel no Instituto de Teologia São José, coordenador arquidiocesano de pastoral, administrador da cúria, capelão do papa João Paulo II e membro do Colégio de Consultores e dos Conselhos de Presbíteros e de Pastoral da arquidiocese de Uberaba. Foi nomeado bispo de Jacarezinho no dia 23 de junho de 2010 pelo papa Bento XVI. Recebeu a ordenação episcopal em 7 de setembro de 2010 no ginásio Marista Diocesano, em Uberaba, das mãos de dom Aloísio Roque Oppermann, dom Benedito de Ulhôa Vieira e dom Fernando José Penteado.
UM LEGADO DE CONQUISTAS – Dom Fernando José Penteado, que teve sua renuncia aceita pelo papa Bento XVI em junho deste ano, por limite de idade, deixa a dom Antônio Braz Benevente um legado de lutas e conquistas, a principal delas foi o seu engajamento na luta pela implantação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, um marco na história de Jacarezinho. Dom Fernando sempre trabalhou ao lado do povo com muita humildade e respeito.
Ele nasceu em São Paulo no dia 7 de julho de 1934, filho de José Siqueira Penteado e Maria José Reves Penteado. Aos 9 anos, após uma tragédia que tirou a vida de seu pai, sua mãe assumiu sozinha a responsabilidade da casa. Em 1954, iniciou o curso de Filosofia e, três anos mais tarde, ingressou no curso de Teologia no Seminário Central da Assunção, na capital paulista. Em 1960 foi ordenado sacerdote na Catedral de São Paulo, por dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, cardeal-arcebispo de São Paulo.
No dia 2 de abril de 1979 foi nomeado bispo titular de Turres Ammeniae e auxiliar de São Paulo. Recebeu a ordenação episcopal no dia 27 de maio do mesmo ano das mãos do papa João Paulo II. No dia 5 de julho de 2000 foi nomeado o sexto bispo de Jacarezinho, sucedendo a dom Conrado Walter.