O governador Roberto Requião participou, na noite deste domingo (15), da abertura do 25º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, em Curitiba. O evento tem como temática “Os Tribunais de Contas: Integração dos Controles, Eficiência e Eficácia no Gasto Público” e como lema “A Fiscalização em Benefício da Sociedade”. O encontro, que vai até quarta-feira (18), reúne aproximadamente 500 representantes dos 34 Tribunais de Contas do país.
O governador Roberto Requião deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da fiscalização dos Tribunais de Contas para a economia brasileira. “Não quero que esse congresso se perca em necessários e indispensáveis detalhes da fiscalização e deixe de atingir uma análise mais aprofundada do contexto global que nos inserimos hoje. Esta é uma questão com reflexos sobre a nossa economia e o nosso destino como nação”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, que fará a palestra de abertura do congresso, destacou que, embora tenham sido criados há pouco tempo, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) já apresentam resultados positivos para toda a sociedade e o mesmo deverá ocorrer com a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC).
O congresso tem por objetivo aprimorar e fortalecer a integração e interação entre as Cortes de Contas e a sociedade, onde suas decisões possam contribuir para a otimização dos recursos públicos e a melhoria dos seus resultados. A criação de um conselho de controle das contas públicas também será debatida durante o evento.
Programação - O congresso está estruturado sob dois pilares, sendo que o primeiro respeita a realização de reuniões de grupos temáticos para a apresentação de trabalhos, experiências e propostas de atuação das Cortes de Contas e o segundo envolve a apresentação de teses para apreciação e deliberação do congresso. O encontro terá ainda palestras e painéis e oficinas.
Os trabalhos, propostas e experiências a serem apresentadas nos grupos temáticos, envolvem os seguintes temas: Inovações nos Métodos e Procedimentos do Controle Externo; Gestão de Pessoas e do Conhecimento; Comunicação e Integração Social dos Tribunais de Contas; Integração dos Sistemas de Controle do Poder Público; Auditoria Operacional; Corregedorias e Ouvidorias nos Tribunais de Contas.
Nesta segunda-feira (16), a programação inclui palestras com o presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar; com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; com o deputado federal, Humberto Souto; com o senador Jefferson Praia; e com o ministro da Previdência Social, José Pimentel.
O evento é realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o apoio do Instituto Ruy Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios ( Abracom), sob a coordenação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
Governador participa da abertura do 25º Congresso dos Tribunais de Contas
O evento, que segue até quarta-feira (18), tem como temática os Tribunais de Contas: Integração dos Controles, Eficiência e Eficácia no Gasto Público e como lema a Fiscalização em Benefício da Sociedade
Publicação
16/11/2009 - 11:07
16/11/2009 - 11:07
Editoria