Governador lamenta morte do ex-deputado Norton Macedo

Ele tinha 74 anos e sofria de problemas cardíacos; corpo será cremado às 17 horas, em Curitiba
Publicação
05/08/2010 - 15:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti lamentou a morte do ex-deputado federal Norton Macedo, nesta quinta-feira (5), em Curitiba. Ele tinha 74 anos e sofria de problemas cardíacos. Macedo nasceu em Curitiba, onde se formou advogado na Universidade Federal do Paraná. Funcionário público, foi eleito deputado federal por três mandatos, entre 1975 e 1987.
“Perdemos um paranaense valoroso, um homem de ideais, que deixa um vazio que nos entristece”, falou Pessuti. Norton Macedo também foi presidente do Banestado e do conselho de Administração do banco entre 1994 e 1995.
Na década de 1970, foi chefe de gabinete do então ministro da Educação Ney Braga. Também foi assessor de Braga e de Pedro Viriato Parigot de Souza durante os mandatos deles à frente do Palácio Iguaçu. No primeiro mandato de Ney Braga, Macedo foi secretário do Governador.
Norton Macedo foi parlamentar de destaque. Em seu último mandato, teve atuação decisiva na articulação do grupo que veio a compor a base de apoio da candidatura de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral. Uma consulta feita por Macedo ao Tribunal Superior Eleitoral sobre fidelidade partidária avalizou a formação do grupo de parlamentares que permitiu a eleição do candidato de oposição ao regime.

GALERIA DE IMAGENS