Governador inaugura laboratórios na Academia Policial do Guatupê

A unidade também passa a contar com sala para acompanhamento vocacional e pedagógico, biblioteca física ampliada e biblioteca virtual
15/10/2010 - 14:28

O governador Orlando Pessuti inaugurou, nesta sexta-feira (15), laboratórios na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Os novos equipamentos, além de contribuir para a melhor formação dos policiais, estão de acordo com as exigências do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Estadual de Educação, para que a academia se torne instituição de ensino superior e pesquisa.
Segundo Pessuti, a lei que cria a instituição deve ser aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná nas próximas duas semanas, permitindo assim que a academia ofereça cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado na área de segurança pública.
Além dos laboratórios, foram inauguradas uma sala para acompanhamento vocacional e pedagógico, exigência do MEC, a ampliação da biblioteca física e uma biblioteca virtual, com 600 obras digitalizadas, produzidas na academia desde 1991. Um laboratório de geoprocessamento, com acesso a todos os dados da central de segurança pública, também foi inaugurado e está à disposição para pesquisas dos alunos.
Segundo o comandante da academia, coronel Roberson Luiz Bondaruk, também estão sendo providenciadas outras exigências, como a acessibilidade para deficientes físicos. “Queremos que a academia se torne referência nacional em produção científica e contribua para a segurança. Cada vez mais a segurança pública precisa ser abordada cientificamente, saindo do empirismo”, afirmou o oficial.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, com a criação dos cursos superiores, os policiais militares estarão melhor formados tecnicamente e também como cidadãos. “A formação em segurança pública se dá mais pela inteligência e técnica que com força física e armas. Isso já vem acontecendo na academia e será ampliado”.
A nova instituição deverá oferecer, inicialmente, os cursos de Preservação da Ordem Pública, para soldados, cabos e sargentos, e Ciências Policiais e Preservação da Ordem Pública, para os oficiais, ambos terão quatro anos de duração e são inéditos no país.
PROFESSOR – Em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro), a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), homenageou 12 ex-professores da instituição com a medalha de Mérito de Ensino Policial. “Se temos hoje umas das melhores policias do país, não é só por causa de viaturas ou armas, mas principalmente pela boa formação dos nossos policiais”, afirmou Pessuti.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.