Governador inaugura estação de tratamento de esgoto em Realeza

16/10/2010 - 15:40

O governador Orlando Pessuti inaugurou neste sábado (16) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sarandi, em Realeza, Sudoeste do Estado. A nova estação da Sanepar libera 2.050 ligações de esgoto que serão interligadas beneficiando os moradores dos bairros Nossa Senhora Aparecida, João Paulo II, Padre Josimo e Centro. Também participaram do evento o presidente e diretores da Sanepar, além de autoridades estaduais e municipais.
Para a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Realeza foram investidos R$ 4,3 milhões, com recursos da Sanepar e governos estadual e federal. Os investimentos possibilitaram a construção da ETE Sarandi, com capacidade de tratamento de 25 litros por segundo (l/s), e a execução de 1.790 metros de interceptores e 50.720 metros de redes coletoras. Durante a execução das obras 475 empregos diretos e indiretos foram gerados.
Pessuti destacou o importante trabalho realizado no município de Realeza, onde mais R$ 4,4 milhões foram investidos de 2003 até o ano de 2010. “Esgoto coletado, tratado e destinado corretamente é uma ação em favor da vida. Tenho orgulho de inaugurar esta obra, feita por uma empresa pública que leva a qualidade de vida à população”, ressaltou.
Segundo o governador, no início deste governo, ainda em 2003, cerca de seis mil famílias estavam cadastradas no programa Tarifa Social, hoje são mais de 320 mil, que pagam apenas R$ 7,50 pelos serviços de água e esgoto. Só em Realeza, 216 se beneficiam com o programa.
Para o presidente da Sanepar, Hudson Calefe, todos os investimentos que a Sanepar tem levado aos municípios foram possíveis pelas parcerias entre os governos Estadual e Federal. Hudson também destacou o trabalho de todos os empregados da Sanepar que estavam diretamente ligados na conclusão da obra.
Atualmente, Realeza possui cerca de 16 mil habitantes. De acordo com o prefeito, Eduardo Gaievski, a população tem sido prontamente atendida pelo atual governo e pela Sanepar. “Com o término da obra da ETE Sarandi, poderemos dar seqüência as obras do Parque Ecológico e do Lago Municipal”, afirmou.
Pessuti também aproveitou a solenidade para assinar ordem de serviço que libera o início dos trabalhos para recapar cerca de 15 mil metros de asfalto da cidade, com recursos de aproximadamente R$ 280 mil.